Centro de Apoio à Pesca Artesanal baixa volume de produção

     Economia           
  • Zaire     Segunda, 11 Outubro De 2021    15h00  

Mbanza Kongo - O Centro de Apoio à Pesca Artesanal no município do Nzeto, província do Zaire, processou uma média de três toneladas diárias de pescado diverso, nos últimos quatro meses, contra as seis toneladas verificadas em Maio deste ano.

De acordo com o responsável deste centro inaugurado em Abril do corrente ano, Frederico Simão Ambrósio, a redução deveu-se às actuais condições climatéricas da costa marítima local que fizeram baixar os níveis de captura do pescado.

Explicou que a costa atlântica local tem conhecido declínio na captura do pescado de forma intercalada, no período que compreende os meses de Janeiro/ Maio e Maio/ Setembro de cada ano.

Informou que a sardinha, o cachucho e a garoupa são as espécies mais capturadas, que, depois de seleccionadas e congeladas, são embaladas em caixas de 20 quilos para a sua comercialização na região e nas províncias do Bengo e de Luanda.

Destacou as valências tecnológicas instaladas nesta unidade para a congelação, salga e produção da farinha de peixe, para quem esta tecnologia moderna melhorou de forma significativa as condições de higiene e segurança no processamento do peixe.

“Antes do surgimento deste centro, os pescadores vendiam o seu peixe na praia em condições de higiene deploráveis”, reconheceu, frisando que, agora toda produção é escoada para o centro, para quem verifica-se ainda resistência de alguns pescadores que insistem com o antigo procedimento.

Esclareceu que o pescado embalado no centro é capturado por duas embarcações disponíveis, mas que boa parte é adquirida aos pescadores locais associados em 72 cooperativas.

A dificuldade na aquisição de combustível para as duas embarcações a motor, devido a escassez de gasolina e gasóleo nas bombas do Nzeto, foi apontada como a principal dificuldade para funcionamento normal desta unidade que emprega 28 funcionários.

Inaugurado a 23 de Abril de 2021, o empreendimento conta com sala de processamento do pescado, unidade de produção da farinha de peixe, secador solar, túnel de congelação com capacidade para 15 toneladas, câmara frigorífica e fábrica de gelo.

O centro possui ainda loja de venda de material de pesca, oficina mecânica naval, área administrativa, sala de formação, bomba de combustível, entre outros compartimentos.

A unidade pesqueira custou dois milhões e 864 mil dólares, financiados pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), no âmbito do programa do Executivo do relançamento da pesca artesanal no país.

A costa marítima da província do Zaire compreende 250 quilómetros que abragem os municípios do Nzeto, Soyo e Tomboco. Espécies como mariscos, bagre, cachucho, garoupa, sardinha, corvina, tubarão, linguado, carapau, pungo, entre outras, abundam ao longo da sua extensão.

 

 

 

 

 

 





+