Detido cidadão por tentativa de desvio de 35 mil litros de combustível

     Economia           
  • Zaire     Segunda, 12 Julho De 2021    13h34  
Tornou-se uma prática recorrente o contrabando de combustíveis na fronteira entre Angola e RDC (Arquivo)
Tornou-se uma prática recorrente o contrabando de combustíveis na fronteira entre Angola e RDC (Arquivo)
Pedro João

Mbanza Kongo – Um cidadão angolano, de 35 anos de idade, foi detido, no domingo, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) no município do Soyo, província do Zaire, por tentativa de descaminho de um camião carregado com 35 mil litros de combustível, por presumível contrabando.

A detenção ocorreu por volta das 11 horas, no bairro Fina, periferia da cidade do Soyo, informa uma nota da Polícia Nacional enviada esta segunda-feira à Angop, em Mbanza Kongo.

Segundo o comunicado, o acusado foi interpelado pelas forças da ordem nas imediações de um estaleiro denominado Madimba (Soyo), local para o qual pretendia, ilegalmente, depositar a gasolina.

“No manifesto exibido às forças em serviço, dava conta que o combustível tinha como destino a cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, informações contrariadas pelo acusado depois de ter sido abordado pela polícia”, indica a nota.

O detido, que incorre no crime de contrabando de circulação de combustível será presente ao Ministério Público, nos próximos dias.

O desvio de rotas de camiões carregados de combustível tem sido uma das estratégias usadas por muitos cidadãos envolvidos no contrabando de derivados de petróleo nesta parcela do território nacional.

Na semana passada, a Polícia de Guarda Fronteira no município do Soyo apreendeu cinco mil e 505 litros de combustível que estavam a ser transportados para a vizinha República Democrática do Congo (RDC), por via da fronteira fluvial.

 

 





+