Detidos estrangeiros por pesca ilegal no Zaire

     Economia           
  • Zaire     Quarta, 14 Julho De 2021    12h10  

Mbanza Kongo – Vinte cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) foram detidos, terça-feira, pela Polícia de Guarda Fronteira no município do Soyo, província do Zaire, por pesca ilegal em águas territoriais.

A bordo de duas embarcações de fabrico artesanal, os acusados foram detidos a três milhas da costa, na sequência de uma patrulha de rotina, realizada pelos efectivos do posto fronteiriço do Tudilua, afectos à subunidade da comuna da Pedra de feitiço, no Soyo.

Segundo um comunicado da Polícia Nacional, os supostos pescadores se faziam transportar por embarcações a motor de 15 Kilovolt (Kvs) cada, desconhecidas pelas autoridades marítimas angolanas.

Os infractores, refere a nota, foram encaminhados às autoridades migratórias locais para os trâmites legais.

Em Junho último, sete cidadãos estrangeiros de nacionalidade chinesa foram detidos no Soyo, por pesca ilegal nas proximidades das plataformas petrolíferas.

Tem sido frequente, no Soyo, a pesca ilegal de estrangeiros em águas territoriais, principalmente em zonas economicamente consideradas estratégicas, situações que têm merecido o devido tratamento por parte das autoridades competentes.

  





+