Dívida dos clientes da ENDE avaliada em Kz 159 mil milhões

     Economia           
  • Zaire     Quarta, 27 Outubro De 2021    19h38  
Montagem de novo sistema eléctrico da ENDE (Foto ilustração)
Montagem de novo sistema eléctrico da ENDE (Foto ilustração)
Jose Cachiva

Mbanza Kongo – Cento e 59 mil milhões de Kwanzas é a dívida acumulada que os clientes devem à Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) em todo o país, revelou o seu presidente do conselho de administração, Hélder de Jesus Adão.

Em declarações à imprensa, esta quarta-feira, à margem do acto inaugural do edífico da ENDE em Mbanza Kongo, o responsável apontou as instituições públicas e privadas como as mais devedoras, sublinhando que a empresa que dirige está engajada na recuperação desses passivos.

Fez saber que a dívida dos clientes para com a ENDE tem inviabilizado a implementação de outros projectos da empresa, com realce para a expansão da rede eléctrica e a reposição do material em armazéns da instituição.

No entanto, o presidente do Conselho de Administração desdramatizou as informações, segundo as quais a Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade tem praticado uma tarifa muito alta na cobrança do consumo de energia em todo o país.

“A nossa tarifa é uma das mais baixas, se compararmos com o tarifário praticada em alguns países da nossa região. O que se passa é que,nos últimos anos, o Estado subvencionava o pagamento do consumo de energia eléctrica a 60 por cento e o cidadão só pagava 40 por cento”, esclareceu. 

Anunciou que, através do projecto “Mobite”, a ENDE pretende, a partir do próximo ano, instalar um milhão e 200 contadores pós-pagos em todo o território nacional para se evitar a especulação no pagamento do consumo de energia.

A ENDE controla em todo o país, num total de 18 províncias, um milhão e 700 mil clientes, dos quais 50 mil na província do Zaire.

 

  

 





+