Estrada Nkoko/Nóqui recebe tapete asfáltico em 2022

     Economia           
  • Zaire     Segunda, 02 Agosto De 2021    13h00  
Mais de 100 km vão ser asfaltados (Arquivo)
Mais de 100 km vão ser asfaltados (Arquivo)
Cedida

Mbanza Kongo – O asfaltamento da Estrada Nacional número 120, que liga a localidade do Nkonko, município de Mbanza Kongo, à vila fronteiriça do Nóqui, começa no primeiro trimestre de 2022, anunciou hoje a vice-governadora da província do Zaire para o sector técnico e infra-estruturas, Ângela Diogo.

As obras desta via rodoviária, adjudicadas à empresa “Engevia e Tecnovia-Angola”, tiveram início em Outubro de 2020, e estão avaliadas em 66,43 mil milhões de kwanzas. A empreitada prevê também a construção de três pontes sobre os rios Mpozo, Luvo e Lué.

De acordo com a vice-governadora do Zaire, que falava esta segunda-feira à imprensa, decorrem trabalhos de preparação da última camada de solos que antecedem o asfalto.

Lembrou que a empreitada decorre em duas frentes, sendo a primeira entre a localidade de Nkoko e a comuna de Mpala, perfazendo 52 quilómetros, ao passo que a segunda compreende a comuna de Mpala à sede municipal do Nóqui, 53 quilómetros.

Explicou que o projecto sofreu uma alteração, devido à construção da nova ponte sobre o rio Mpozo, que será edificada a 50 metros da actual ponte em ruínas, facto que deverá ditar também a alteração do traçado da estrada neste perímetro.

Avançou que a nova infra-estrutura da ponte poderá ter um comprimento de 600 metros, contra a primeira projecção que previa 240 metros de comprimento, uma proposta que foi remetida para a análise e aprovação das autoridades competentes do Governo.

O histórico da estrada Nkoko/Nóqui refere que a mesma tinha sido adjudicada, pela primeira vez, em 2012, à empresa “Tecnovia-Angola”, que dois anos depois interrompeu os trabalhos alegando razões de ordem financeira.

 





+