Fazenda Agro-industrial de Cuimba volta a produzir cereais

     Economia           
  • Zaire     Terça, 28 Setembro De 2021    17h42  
Produção de milho (Foto ilustração)
Produção de milho (Foto ilustração)
Juilio Viliga

Mbanza Kongo – A Fazenda Agro-industrial do Cuimba, localizada a cerca de 15 quilómetros a leste da sede municipal com o mesmo nome, província do Zaire, volta, a partir de Janeiro de 2022, a produzir cereais em grande escala.

A fazenda de Cuimba foi construída no âmbito do programa de combate à fome e redução da pobreza do Governo angolano, aprovado em 2010, e previa produzir, anualmente, 15 mil toneladas de milho e cinco mil de soja, numa área de três mil hectares. 

Construída com fundos públicos, a fazenda tem uma área bruta de 9.433 hectares, dos quais cerca de 2.140 foram desmatados, limpos e gradados para produção agrícola.  

O empreendimento dispõe de um (1) silo de recepção húmido, um (1) secador e um pavilhão de pintos com capacidade para 18.000 aves, 3 pavilhões de galinhas poedeiras com capacidade para 17.000 aves para cada pavilhão, um pavilhão de criação de frangos de corte e um matadouro de frango.

Em declarações esta terça-feira à imprensa, o administrador municipal do Cuimba, Afonso Nzolameso, disse que uma empresa espanhola venceu o concurso público para a exploração deste projecto agro-industrial, no âmbito do programa do Executivo de Privatização dos Activos do Estado.

Conforme o gestor, neste momento, a empresa (sem revelar o nome) vencedora do concurso público encontra-se no local a proceder ao levantamento do estado técnico dos meios, bem como a manutenção dos equipamentos montados há anos naquele projecto agrícola.

Segundo disse, a reactivação da Fazenda Agro-industrial do Cuimba vai relançar a actividade económica e agrícola da província, assim como proporcionar milhares de postos de trabalho para a juventude local.

A fazenda, localizada junto à aldeia de Diadia, na margem ocidental do rio Fulezi, foi construída no período de 2014/2015. Nos anos de 2016 a 2018, foram feitas, com sucesso,  as experiências na plantação de milho e soja, que atingiram uma produção anual de três mil toneladas de milho e quantidades não precisas de soja.

No entanto, por razões desconhecidas, a Fazenda Agro-industrial do Cuimba não chegou de funcionar em plenitude.

O município do Cuimba tem uma população estimada em mais de 70 mil habitantes, distribuídos por quatro comunas: Luvaka, Serra de Kanda, Buela e Sede.

:

 

 

 





+