Zaire expõe potencialidades em feira

     Economia           
  • Zaire     Quinta, 08 Julho De 2021    11h03  

Mbanza Kongo – As potencialidades agrícolas, piscatórias, mineiras e artísticas da província do Zaire estão, desde quarta-feira, expostas numa feira que decorre em Mbanza Kongo, visando promover e incentivar a produção local.

O certame, que hoje termina, se enquadra no programa das actividades comemorativas do quarto aniversário da elevação do centro histórico de Mbanza Kongo como Património Cultural da Humanidade, assinalado esta quinta-feira, 08 de Julho.

Participam no evento mais de 60 expositores, entre cooperativas agrícolas e das pescas, artesãos, empresas públicas e privadas de produção de bens e prestação de serviços, oriundas dos seis municípios da região e das províncias de Cabinda e Benguela.

A feira foi visitada demoradamente pelo governador provincial, Pedro Makita Armando Júlia, que no discurso da abertura a valorizou, pelo facto de proporcionar oportunidade de negócios aos agentes económicos participantes.

O governador afirmou que certames como este servem de âncora na dinamização do sector produtivo local e, consequentemente, na geração de mais postos de trabalho.

Manifestou abertura e disponibilidade do governo em trabalhar com a classe empresarial da província para a contínua melhoria do ambiente de negócios, que passa pela simplificação dos procedimentos administrativos.

Alguns dos participantes regozijaram-se com essa iniciativa que consideraram de oportunidade para a troca de experiência entre si, assim como para a divulgação do potencial das suas empresas.

O agricultor Pedro Nemalo, que expõe variedade de arroz melhorada, manifestou satisfação e augurou mais apoio do governo e facilidade na obtenção de créditos bancários para mecanizar a sua actividade.

Kambwa Katendi, responsável da cooperativa Lunganga Katendi, virada para a produção de produtos hortícolas, disse esperar promover a sua produção e fazer bons negócios durante os dois dias da feira.

Por sua vez, o artesão Gonga Cordeiro, que exibe peças feitas de madeira, pulseiras, missangas, máscaras e outros objectos e e assessórios disse esperar comercializar boa parte da sua produção no decorrer do evento.

O mesmo desejo foi manifestado pelo responsável da cooperativa de pescadores artesanais proveniente do município do Nzeto, Afonso Mário, que expõe peixe fresco, seco  e mariscos.

Sob o lema “Zaire crescer para desenvolver”, a feira decorre no largo Doutor António Agostinho Neto, zona alta da cidade de Mbanza Kongo.





+