Governador quer tributação sobre a pesca artesanal no Nzeto

     Economia           
  • Zaire     Terça, 06 Fevereiro De 2024    18h31  
Governador da província do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho
Governador da província do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho
Joaquina Bento-ANGOP

Mbanza Kongo – O governador do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, recomendou esta terça-feira, em Mbanza Kongo, a melhoria dos mecanismos de arrecadação de receitas fiscais no município do Nzeto, por via da tributação da actividade pesqueira.

De acordo com o governador, que falava na tomada de posse do novo administrador do referido município piscatório, Ketuzeyiko Domingos Pinda,o sector das pescas no Nzeto, se bem explorado, pode contribuir no aumento das receitas locais.

“Este ramo de actividade pode servir como uma importante fonte de arrecadação de receitas, que servem para o aumento e melhoria dos serviços sociais básicos dos munícipes.

Adriano Mendes de Carvalho lamentou o facto de o Nzeto estar a perder enormes volumes de receitas, devido à inexistência de procedimentos viáveis para a cobrança de impostos na actividade de pesca artesanal.

“O município precisa de arrecadar receitas. Não podemos continuar a assistir o mesmo cenário, todo mundo tira o peixe do mar e ninguém paga absolutamente nada”, sublinhou.

O governador recomendou, igualmente, a melhoria das condições de higiene do local onde tem sido comercializado o pescado pelos armadores artesanais, junto da costa marítima da vila piscatória do Nzeto.

O município conta com cerca de 12 cooperativas de pesca artesanal, que beneficiaram de incentivos para o fomento das suas actividades, através dos diferentes programas gizados pelo Executivo angolano.

A costa marítima da província do Zaire, rica em variedades espécies de pescado, compreende 250 quilómetros, abarcando os municípios do Nzeto, Tomboco e Soyo. DA/PMV/ASS





+