Governador do Zaire realça construção de Plataformas Logísticas

     Economia           
  • Zaire     Quarta, 17 Novembro De 2021    17h43  

Soyo - O governador do Zaire, Pedro Makita Armando Júlia, enalteceu, esta quarta-feira, no soyo, a visão estratégica do Executivo angolano em promover o sector produtivo com a construção de duas plataformas logísticas na região.

Ogovernador falava na cerimónia do lançamento do concurso internacional para concepção, construção, exploração e gestão das plataformas logísticas do município do Soyo e do Luvo (Mbanza Kongo).

Na visão de Pedro Makita Armando Júlia, a implementação destas importantes infra-estruturas económicas vai  proporcionar mais oportunidades de empregos para jovens locais, fora do sector petrolífero.

Solicitou ao Ministério dos Transportes, que tutela o projecto, a trabalhar para que as etapas previstas neste concurso internacional sejam rigorosamente cumpridas,  dentro do cronograma  previsto.

A Plataforma Logística do Soyo ocupará uma área de 15 hectares e estará equipada com seis entrepostos, parque de contentores, estacionamento de viaturas pesadas e diferentes armazéns, oficinas de reparação, posto de abastecimento de combustível e edifícios administrativos e comerciais.

Contará, ainda, com um porto seco de 25 hectares.

A infra-estrutura do posto aduaneiro do Luvo será edificada numa área de 18 hectares, a pouco menos de 11 quilómetros da fronteira com a República democrática do Congo (RDC), e terá como vocação a exportação de produtos agrícolas, minerais, madeireiros, dentre outros.

Contará com posto de armazenamento de combustíveis e outros produtos refinados e funcionará como ponto estratégico para a facilitação do comércio transfronteiriço, devendo contar com seis entrepostos, parque de contentores e estacionamento de viaturas pesadas, estruturas administrativas e de apoio ao comércio.

O prazo de submissão de candidaturas é até ao dia 06 de Janeiro de 2022, devendo a sua implementação obedecer a modalidade da parceria público-privada, entre o Governo angolano e entidades privadas.

O acto do lançamento deste concurso internacional foi testemunhado pelo Ministro dos Transportes, Ricardo D' Abreu e por outros membros do Executivo, governo provincial e entidades convidadas.

 

 

 

 

 





+