Lançado concurso público para as plataformas logísticas

     Economia           
  • Zaire     Quarta, 17 Novembro De 2021    13h48  

Mbanza Kongo - O Ministério dos Transportes procedeu, esta quarta-feira, no Soyo, província do Zaire, ao lançamento do concurso internacional para a concepção, construção, exploração e gestão comercial das plataformas logísticas do Soyo e do posto aduaneiro do Luvo (Mbanza Kongo).

As duas infra-estruturas enquadram-se nas políticas do Executivo de promoção do desenvolvimento e do investimento privado no sector logístico do país, cujo acto foi testemunhado pelo titular da pasta, Ricardo Viegas D`Abreu.

Prevê-se, com a rede das plataformas logísticas, contribuir para a diversificação da economia nacional, com grande impacto no agro-negócio e na indústria, visando a eficiência e a diversificação dos serviços.

As plataformas logísticas contarão com postos alfandegários, actividades de transporte da logística e da distribuição de cargas para apoiar os processos de importação e exportação.

A Plataforma Logística do Soyo, a ser erguida numa área de 15 hectares nas proximidades da estrada nacional (EN) 100, que liga esta cidade a Luanda, inclui cinco entrepostos de temperatura ambiente e um de temperatura controlada.

Prevê ainda a construção de parques de contentores, estacionamento de viaturas pesadas, armazéns e oficinas de reparação, edifícios administrativos, de comércio e áreas técnicas, assim como um porto seco de 25 hectares.

A do Luvo, a ser construído no posto fronteiriço terrestre com a República Democrática do Congo (RDC), numa área de 18 hectares, contará com seis entrepostos, quatro de temperatura ambiente e dois de temperatura controlada.

Um parque de contentores, posto de abastecimento de combustível, parque de estacionamento de viaturas pesadas, edifícios administrativos e comerciais e áreas técnicas complementam esta infra-estrutura.

Sob a responsabilidade da Agência de Regulação de Carga e Logística de Angola (ARCCLA), as concessões visam, igualmente, captar recursos financeiros para o desenvolvimento da Rede Nacional de Plataformas Logísticas (RNPL).

Introduzir métodos de gestão empresarial altamente profissional no sector logístico, reduzir custos e fomentar a criação de empregos, aumentar o produto nacional e atrair investimento estrangeiro figuram também, entre os propósitos destes projectos.

O prazo de submissão de candidaturas é de até ao dia 06 de Janeiro de 2022.

O acto de lançamento do referido concurso público foi testemunhado pelo governador provincial do Zaire, Pedro Makita Armando Júlia.

 

 

 

 





+