Gasolina sobe para Kz 350 em Mbanza Kongo

     Economia           
  • Zaire     Terça, 06 Julho De 2021    17h25  
Bomba de combustíveis da Sonangol
Bomba de combustíveis da Sonangol
Tarcísio Vilela

Mbanza Kongo – O litro de gasolina, no mercado informal da cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, subiu de 250 para 350 Kwanzas devido à escassez, constatou hoje a Angop.

Numa ronda efectuada esta terça-feira apurou-se que a subida do preço deve-se à escassez deste combustível a nível da cidade de Mbanza Kongo, há duas semanas.

Sebastião Mayifuila, revendedor, disse que nos dias que correm tornou-se difícil adquirir gasolina nas bombas, devido à falta nos principais postos de abastecimento.

Em função disso, acrescentou, o preço de gasolina no mercado paralelo da cidade passou, nos últimos dias, a oscilar entre 250 e 350 kwanzas o litro.

Sobre o assunto, o automobilista, José Marcelino, disse que para abastecer a sua viatura, nos últimos dias, tem sido um “bicho-de-sete-cabeças” devido às enchentes nas bombas.

“Quando chega uma cisterna de gasolina não faz nem sequer 12 horas acaba. Há viaturas que estão imobilizados em frente das bombas há mais de cinco dias, por falta de gasolina”, descreveu o interlocutor.

Para si, se todos os postos de abastecimento da cidade estivessem a receber o reforço em combustível ao mesmo tempo, a situação estaria minimamente resolvida, o que não acontece.

“Há quem madruga nas bombas, mas no final do dia não consegue abastecer seu veículo, devido às enchentes”, lamentou, solicitando às entidades competentes para inverterem o cenário.

A reportagem da Angop constatou na bomba da Sonangol, a única que de momento dispõe de gasolina, uma fila extensa de carros e motorizadas espanta.

A gerência negou em prestar informações sobre as dificuldades que estão a encontrar em transportar regularmente o combustível para a cidade de Mbanza Kongo, que dispõe apenas de duas bombas de maior capacidade (Sonangol e Pumangol) e outras em que funcionam em estruturas contentorizadas.

O parque automóvel da cidade cresceu consideravelmente nos últimos anos, situação que deveria ser acompanhada com a edificação de mais postos de abastecimento de combustíveis.  





+