Ministério da Agricultura quer relançar produção do trigo

     Economia           
  • Zaire     Sexta, 13 Agosto De 2021    13h43  
País tem produção de trigo mas ainda é pouco expressiva
País tem produção de trigo mas ainda é pouco expressiva
Leonardo Castro

Mbanza Kongo - O Ministério da Agricultura e Pescas pretende, na próxima campanha agrícola 2021/2022, relançar a produção do trigo no país, sobretudo nas províncias do centro, a fim de reduzir significativamente a importação deste produto.

Em declarações hoje à imprensa, o director-geral do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), David Tunga, disse estarem já reunidos os insumos agrícolas, com realce para fertilizantes e sementes, assim como a preparação de áreas de cultivo em todo o país.

Disse que na campanha agrícola anterior, o foco foi a produção do arroz nas províncias do Uíge, Lunda Norte, Lunda Sul, Moxico, Huambo, Bié e Malanje, mas sem precisar os volumes colhidos.

Para a província do Zaire, o responsável avançou que as fruteiras merecerão uma atenção especial, com a introdução de novas variedades mais rentáveis, para além da aposta no rejuvenescimento das culturas de hortícolas, de raízes e tubérculos.

Para o efeito, o director-geral do IDA garante a operacionalização dos sistemas de irrigação dos campos agrícola, nesta região, para o êxito da próxima época agrícola.

David Tunga trabalha em Mbanza Kongo, onde apresentou a equipa técnica que coordenará o projecto denominado “Reforço da Resiliência dos Agricultores Familiares (SREP).

Este projecto, avaliado em USD 150 milhões (94,9 mil milhões de kwanzas), financiados por agências e bancos internacionais, tem por objectivo a melhoria da segurança alimentar e nutricional dos agregados familiares.

Com o início da sua implementação previsto para o próximo mês de Setembro, o SREP se propõe a aumentar a capacidade produtiva e de resiliência dos agregados familiares das províncias do Zaire, Bengo, Cuanza Norte, Uíge, Benguela, Cunene e Namibe.





+