Polícia impede contrabando de combustível para RDC

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 09 Dezembro De 2021    19h46  
Tornou-se uma prática recorrente o contrabando de combustíveis na fronteira entre Angola e RDC (Arquivo)
Tornou-se uma prática recorrente o contrabando de combustíveis na fronteira entre Angola e RDC (Arquivo)
Pedro João

Mbanza Kongo – O Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP) no município de Mbanza Kongo, província do Zaire, impediu quinta-feira a saída de 16 mil litros de combustível para a República Democrática do Congo (RDC), por presumível contrabando.

Em declarações à imprensa, o porta-voz do DIIP do Comando Provincial da Polícia Nacional, inspector Nicolau Modelo Garcia, explicou que o produto foi apreendido na localidade de Kinzau, na via de acesso ao posto fronteiriço do Luvo, 15 noquilómetros a norte da cidade de Mbanza Kongo.

A apreensão, de acordo com o inspector da Polícia Nacional, foi possível fruto de uma denúncia popular, dando conta da existência de um camião carregado com quantidades consideráveis de combustível acondicionado em tambores de 200 litros cada.

Com o produto, foram detidos três supostos contrabandistas que já foram encaminhados ao Ministério Público.

Informou que esta apreensão é a terceira feita pelo DIIP no Zaire, desde que este departamento foi formalmente instalado no comando local da Polícia Nacional, em Dezembro de 2020.

Recordou que a primeira actuação ocorreu no princípio deste ano, com a apreensão de 82 mil e 500 litros de combustível, também em Mbanza Kongo, e na segunda, 18 mil litros, dias depois.

A situação acontece numa altura em que a cidade de Mbanza Kongo vive uma gritante falta de gasolina e gasóleo nos postos de abastecimento.

 





+