Unidade pesqueira do Soyo prevê processar 60 mil toneladas

     Economia           
  • Zaire     Segunda, 09 Agosto De 2021    18h56  
Sector pesqueiro é um dos que mais contribuiu positivamente para a variação do PIB (Foto ilustração)
Sector pesqueiro é um dos que mais contribuiu positivamente para a variação do PIB (Foto ilustração)
Anabela Fritz

Soyo – A unidade industrial pesqueira em construção desde Novembro de 2019, no município do Soyo, província do Zaire, vai anualmente processar 60 mil toneladas de pescado diverso, a partir do primeiro trimestre de 2022.

A informação foi avançada esta segunda-feira, à imprensa, pelo administrador da empresa SEATAG-Pesca Projecto, Alcatir Costa, tendo estimado em 70 por cento o grau de execução física das obras, que em 2020 registaram uma desaceleração devido à pandemia da Covid-19.

Disse que os trabalhos de construção desta infra-estrutura pesqueira, de iniciativa privada, serão concluídos em Dezembro deste ano e no mesmo mês começa a montagem e ensaio dos equipamentos.

Explicou que o projecto tinha um valor inicial avaliado em usd 78 milhões, montante que subiu para 90 milhões de dólares devido à actual conjuntura económica e financeira do país.

Informou que o empreendimento está dimensionado, numa primeira fase, para 20 embarcações, sendo 12 de arrasto e oito de cerco.

"Oitenta por cento de pescado a ser processado nesta unidade fabril será para o consumo interno", disse.

A unidade pesqueira ocupa uma área de oito hectares e contará com um cais para a carga e descarga do pescado, oficinas para a reparação e manutenção de embarcações, postos de abastecimento de combustível, entre outras valências.

Este é o primeiro projecto privado com esta dimensão, que está a ser instalado na província do Zaire, banhada pelo oceano atlântico, através dos municípios do Soyo, Nzeto e Tomboco.

 

 

 





+