Huambo - Setenta e dois jovens foram graduados, esta quinta-feira, na província do Huambo, para trabalharem nas zonas rurais, após três anos de formação a nível do magistério primário da organização dinamarquesa Ajuda de Povo para Povo (ADPP).
Trata-se de uma iniciativa focada na formação de professores do ensino primário, com o objectivo de estimular desenvolvimento social e económico das comunidades rurais.
Em três anos de formação de nível médio, os jovens aprenderam conteúdos teóricos e práticos sobre os procedimentos da metodologia pedagógica, com base num sistema modernizado combinado com as técnicas de cyber-aulas, para responder às exigências actuais de ensino/aprendizagem com eficácia dominada pelas novas tecnologias.
Na ocasião, o director da ADPP na província do Huambo, Tomás Ngepo, disse que a organização pretende, com a formação de professores para zonas rurais, ajudar o Estado a ter docentes do ensino primário preparados e capazes de dinamizar o progresso social das comunidades e, ao mesmo tempo, contribuir na redução dos índices de analfabetismo.
Explicou que as cyber-aulas, enquadradas no programa Determinação de Método Moderno (DMM), implementado pela ADPP, funcionam com um servidor de internet onde se dispõe um conjunto de material didáctico composto por 37 disciplinas.
Referiu que a organização direcciona, para além do sector da educação, os seus projectos nas áreas da saúde, agricultura, ambiente e desenvolvimento comunitário, implementados com a combinação académico, no sentido de se empoderar a população rural com ferramentas adequadas de promoção social.
Por sua vez, os finalistas, instruídos por 15 professores, comprometerem-se em trabalhar na formação das comunidades rurais, visando a transformação social da população.
Em 2022, a ADPP graduou 80 estudantes. LT/ALH