Ombadja – Duzentos e 70 alunos da localidade de Lupembe, município de Ombadja, província do Cunene, dispõem desde quarta-feira de melhores condições de ensino, com a reinauguração da escola primária da circunscrição, depois de beneficiar de obras de requalificação.
A escola, de três salas de aula, foi reabilitada e apetrechada no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, num investimento de 10 milhões de kwanzas.
Ao intervir no acto, a administradora municipal de Ombadja, Elizeth Mwamelungi, disse que a entrega da unidade estudantil vai permitir acomodar os alunos que estudavam debaixo das árvores e melhorar a qualidade do ensino nas classes iniciais.
De acordo com a responsável, a administração municipal vai continuar a trabalhar com vista a expandir a rede escolar e permitir a inserção de mais alunos no sistema de ensino.
“O que pretendemos é ter o número suficiente de escolas, com prioridade para o ensino primário, nas diferentes aldeias, como forma de investir no conhecimento do homem para promover o desenvolvimento do país”, realçou.
Elizeth Mwamelungi apelou à população a cuidar da infra-estrutura e denunciar os cidadãos que vandalizam os bens públicos.
O município de Ombadja conta com um universo de 394 mil e 964 habitantes, distribuídos nas comunas de Xangongo (sede), Humbe, Naulila, Mucope e Ombala Yo Mungo.PEM/LHE/MCN