Ombadja – Duzentos e 10 alunos do ensino primário na localidade de Ondobe Yakaholi, comuna de Ombola Yo Mungo, município de Ombadja, no Cunene, contam desde hoje, quarta-feira, com a primeira escola de construção definitiva.
Trata-se de uma escola de três salas de aulas, construída no âmbito da parceria entre o Banco Fomento Angola (BFA), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o governo do Cunene.
A infra-estrutura, que servirá os alunos em dois turnos, comporta ainda gabinetes administrativos, tendo orçado em 300 mil dólares americano (dólar equivale a 824,685 kwanzas).
No acto de inauguração, o administrador não executivo do BFA, Osvaldo Macai, disse que com esta escola são já seis erguidas no município, das 18 previstas no âmbito do programa de apoio social do banco.
Realçou o facto da escola retirar os alunos debaixo das árvores e em tendas.
Osvaldo Macai fez saber que a BFA continua a trabalhar com os parceiros na identificação de novas oportunidades nos domínios da saúde e Acção Social, mas no momento o foco é a construção de escolas.
Por seu turno, o director do gabinete da Educação no Cunene, Domingos de Oliveira, disse que o surgimento da escola constituiu um centro de promoção e desenvolvimento humano, bem como representa o símbolo da resiliência desta comunidade.
“Foi aqui na localidade de Ondobe Yakaholi, que em 2019, identificamos os problemas no sector da educação, que muitas crianças enfrentavam ao estudar em condições não favoráveis e dignas”, afirmou.
Destacou a importância do projecto Porto Seguro, por promover a dignidade humana, visto que, por seu intermédio, se garantem várias componentes essenciais como direito à educação, justiça, água e serviços nutricionais.
Para o ano lectivo 2022/2023, foram matriculados, no município de Ombadja, 47 mil alunos do ensino primário ao II ciclo, enquadrados em 61 escolas e acompanhados por mil 165 professores.
No geral, a província do Cunene tem 200 mil alunos, matriculados em 333 escolas do primeiro ciclo ao ensino médio, acompanhados por cinco mil 886 professores. PEM/LHE/ART