Falta de condições objectivas dificulta abertura de mestrado no ISPB

     Educação           
  • Bié     Sábado, 10 Fevereiro De 2024    11h14  
Fernando Maya, Presidente do ISPB-2
Fernando Maya, Presidente do ISPB-2
Leonardo Castro - ANGOP

Cuito -  O presidente do Instituto Superior Politécnico do Bié (ISPB), Fernando Maia, admitiu hoje, sábado, na cidade do Cuito, que a instituição não dispõe de condições objectivas para a abertura de cursos de mestrado, nomeadamente número suficiente de docentes qualificados e laboratórios em condições.

Segundo Fernando Maia, que falava à ANGOP, sobre o funcionamento da segunda  instituição pública de ensino  superior do Bié, esta unidade possui apenas três doutores e cinco mestrados, dum universo de 115 professores, dos quais 32 cubanos e 54 contratados.

Disse ser uma realidade que está aquém dos requisitos constante na lei que regula a abertura dos cursos de pós-graduação, que impõe uma taxa de 40 por cento do seu quadro efectivo de docentes para o efeito.

Já em termos de laboratórios, referiu que as actuais condições não favorecem o asseguramento das aulas práticas deste nível de formação.

“Nas condições actuais, em que estamos a consolidar os processos, não temos tudo bem criado, daí que falar de cursos de mestrados ainda é prematuro”, esclareceu.

O ISPB, que existe desde 2009, ministra apenas cursos de graduação nas especialidades de Enfermagem Geral, Contabilidade, Administração, Engenharia em Recursos Hídricos, Informática, Comunicação social e Psicologia.

Para mudar o cenário actual, apontou como desafio o aumento da formação qualificada do corpo docente, onde, segundo o responsável, cinco professores já frequentam os cursos de mestrados e doutoramento em instituições de ensino do país e do exterior.

Com base nos seus argumentos, a intenção é aumentar o número nos próximos anos, uma vez que para se fazer a investigação científica tem que se trabalhar com mestres e doutores,  especialmente no que diz respeito à criação de cursos de formação diferenciada, uma vez que a legislação é muito clara e exigente sobre esta matéria.

Ainda na sequência de desafios, fez saber que a instituição trabalha, em parceria com o Ministério do Ensino Superior,  Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), no aumento de números de docentes e a admissão de mais trabalhadores administrativos, por via de um concurso, por possuir apenas 48, dos quais 25 são contratados.

Fernando Maia destacou, igualmente, a necessidade da melhoria das condições das infra-estruturas, por serem inadequadas para o processo de ensino de nível superior, de forma a garantir melhores benefícios à comunidade académica.

Neste domínio, informou estarem em curso os trabalhos de negociação com as instituições governamentais, de modo a se encontrar, num futuro breve, uma solução no quadro das políticas públicas de melhoria paulatina das condições de acomodação da comunidade docente e discente.

Insuficiência de quadros condiciona projectos de sustentabilidade

O presidente do ISPB fez saber que a instituição possui maior número de trabalhadores na condição de contratados, situação que tem comprometido a execução dos projectos de sustentabilidade, devido aos elevados custos com as despesas salariais. 

Dos 163, sendo 115 professores e 48 administrativos, apenas 55 fazem parte do quadro de trabalhadores efectivos, enquanto os restantes 79 são nacionais contratados e pagos com recursos próprios arrecadados com a prestação de trabalhos docentes.

Caso esse número de profissionais fosse efectivo, os recursos usados para a sua remuneração poderiam ajudar na implementação de projectos sustentáveis para alavancar a instituição noutras vertentes, no âmbito da concretização da meta de elevar a qualidade e a excelência académica, disse.

ISPB com 21 vagas para o ingresso de novos docentes

Fernando Maia fez saber, por outro lado, que o instituto foi contemplado com 21 vagas para o ingresso de novos docentes, no âmbito do Concurso público anunciado, recentemente, pelo MESCTI.

O número, na visão do responsável, apesar de ser reduzido, a julgar pelas necessidades actuais, será um incentivo para a instituição, mitigar o défice de quadros docentes, sobretudo nas áreas com maior carência.

Neste momento, assegurou que decorrem os trabalhos de definição do perfil dos candidatos a concorrerem às referidas vagas que irão abranger todos os cursos ministrados na instituição.

Investigação científica com financiamento de 30 milhões de kwanzas

O presidente do ISPB revelou o benefício, recentemente, por parte do MESCTI, de um financiamento na ordem de 30 milhões de kwanzas, para o apoio da consolidação da investigação científica na instituição, com 19 projectos aprovados.

Sublinhou que, do total dos projectos, 16 estão ligados à consolidação e aumento da capacidade institucional, visando a criação de condições básicas para iniciar com firmeza as actividades de investigação científica, e os restantes três já estão a ser executados de forma experimental em diversas áreas de conhecimento.

O ISPB passou a instituto em 2020, depois de se desmembrar da Universidade José Eduardo dos Santos, com sede no Huambo, onde funcionava, desde 2009, como Escola Superior Política, ganhando autonomia e dependência ministerial.

No presente ano académico, 2023/24, tem matriculado dois mil e 765 estudantes, do primeiro ao último ano, que frequentam as aulas em 24 salas de aula.

Em 2023 graduou 727 novos técnicos superiores, sendo 186 em Psicologia, 182 em Comunicação Social, 150 em Enfermagem Geral, 106 em Contabilidade e Administração, 62 em Engenharia Informática e 41 em Engenharia em Recursos Hídricos. VKY/PLB





Fotos em destaque

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

Sábado, 20 Abril De 2024   12h56

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Sábado, 20 Abril De 2024   12h48

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Sábado, 20 Abril De 2024   12h44

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Sábado, 20 Abril De 2024   12h41

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Sábado, 20 Abril De 2024   12h23

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Sábado, 20 Abril De 2024   12h19

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Sábado, 20 Abril De 2024   12h16

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Sábado, 20 Abril De 2024   12h10

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Sábado, 20 Abril De 2024   12h05

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Sábado, 20 Abril De 2024   11h58


+