Caxito – Os participantes no 3º encontro nacional das escolas associadas a UNESCO em Caxito, província do Bengo, recomendaram a implementação das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem, para permitir uma maior integração digital e propiciar condições para inclusão digital.
Durante dois dias, os participantes discutiram questões pertinentes ligadas a educação e a cultura, tendo defendido a dinamização do processo de inserção das línguas nacionais no currículo escolar.
Recomendaram a valorização da cultura na formação de professores, com vista ao fortalecimento dos valores e traços identitários da preservação da cultura nacional no processo de ensino e aprendizagem.
Durante o fórum os participantes concluiram que a educação está estritamente interligada à cultura, razão pela qual compete a escola, a família, as igrejas, a comunidade e outras agências educativas incutirem o respeito pela pluralidade e pelas diferenças culturais, para que todos possam conviver juntos, independentemente dos valores, costumes e hábitos de cada povo.
Organizado pela Comissão Nacional de Angola para a UNESCO, o encontro abordou vários temas repartidos em três painéis como "a disposição legal do sistema de educação e ensino no fortalecimento da cultura nacional – desafios e perspectivas", as Tecnologias de Informação e Comunicação Social e os órgãos de comunicação social como ferramentas de fortalecimento da cultura nacional".
Ao intervir no acto de encerramento, o director do Gabinete provincial da Educação do Bengo, Manuel Fernando, afirmou que a educação é um fenómeno mundial que nenhuma sociedade sobrevive sem ela e que preserva a memória colectiva e cultural de um povo.
O 3º encontro nacional das escolas associadas à UNESCO que decorreu sob o lema “a educação e a cultura em prol da formação integral do indivíduo” permitiu reflectir questões ligadas a educação e a cultura nacional.