Benguela alfabetiza mais de sete mil cidadãos em 2020

     Educação           
  • Benguela     Quarta, 08 Setembro De 2021    17h19  

Benguela – Sete mil e 855 cidadãos foram alfabetizados, em 2020, na província de Benguela, apesar da sua atipicidade devido a pandemia da Covid-19, afirmou hoje, o director do Gabinete local de Educação, Edmundo Salupuva.

Segundo o responsável, que intervinha a propósito do Dia Internacional da Alfabetização, que hoje se assinala, estes resultados devem-se ao engajamento de 508 docentes, dos quais 214 professores e 294 alfabetizadores voluntários.

Entre os alfabetizados, 4.709 são senhoras, de um total de 10 mil e duzentos matriculados inicialmente.

Edmundo Salupuva informou que, desde 2007, período de lançamento do programa de alfabetização e aceleração escolar, até a data, foram já alfabetizados 597.561 cidadãos, dos quais 421.564 são senhoras, que aprenderam a ler e escrever na base de metodologias activas e participativas, como o “Sim, eu posso”, “Gostar de ler e escrever” e “Dom Bosco”.

Para si, o alcance destes resultados que considera expressivos, deve-se à participação activa de distintas instituições, nomeadamente as de carácter religioso, entre outros parceiros, na mobilização de alfabetizadores voluntários e criação de espaços educativos alternativos, que têm proporcionado um atendimento cada vez maior, além da entrega de instituições públicas que igualmente absorvem considerável número.

Por esta via e, de modo a dinamizar o processo de alfabetização, aprovou-se o Decreto Executivo Presidencial nº 257/19, de 12 de Agosto, que contém as normas do Plano de Intensificação para a educação de Jovens e adultos 2019/2022, referiu.

Neste âmbito, informou, Benguela está a implementar este plano de intensificação de educação, para aqueles jovens que não tiverem a possibilidade de estudar na idade regular, pelo que se trabalha para reduzir a taxa de analfabetos em 17,2 por cento até 2022, bem como reduzir o número de alunos com atraso escolar, para até 17,6 por cento.

Frisou que a consolidação da reforma escolar no ensino de adultos permitiu a introdução dos módulos I, II e III, conjugados com os procedimentos metodológicos voltados à andragogia, apontando já a criação de condições para a generalização do I Ciclo do ensino de adultos, no quadro da reforma curricular escolar.  

“A partir deste ano lectivo, foram asseguradas as condições técnicas e materiais para a sua generalização ao nível dos colégios e complexos escolares, como forma de garantir a continuidade dos adultos que terminam o ensino primário obrigatório”, afirmou ainda o mesmo responsável.

Indicou que, para se mudar os indicativos demográficos negativos e para alcançar uma conduta social positiva, torna-se necessário que o cidadão adulto participe, de forma activa, nos desafios do país, tendo o domínio da leitura das tecnologias. 

"A educação, ainda que no seu nível mínimo de “alfabetização”, é a condição fundamental  e indispensável para dar dignidade plena aos cidadãos e para o desenvolvimento humano sustentável de qualquer país", sinalizou.  

Na província de Benguela, estima-se que 204 mil cidadãos com idade superior a 15 anos não sabem ler e escrever, numa perspectiva de 18,7 por cento da população economicamente activa, o que compromete a realização dos grandes desafios económicos da região.

Por esta razão, o director apelou às distintas entidades no sentido de assegurarem que os alfabetizados tenham a possibilidade de conclusão, ao menos, do ensino primário obrigatório (que vai até a 6ª classe), para não voltarem ao mundo dos iletrados.   

Entretanto, Januário Albino, chefe de departamento de Educação, admitiu a existência de pelo menos 181 milhões de Kwanzas em dívidas com os alfabetizadores de Benguela. Por esta razão, o ministério de tutela decidiu suspender todos os contratos desde o ano 2019.    

“Desde 2019, não foi estabelecido nenhum contrato com os alfabetizadores, sendo que os que leccionam até aqui, são voluntários”, informou o responsável, antes de indicar que o pagamento dos subsídios  (Akz 10 mil/mensais) são da responsabilidade do ministério de tutela, que também depende do ministério das Finanças.

 A semana internacional da alfabetização foi assinalada sob o lema central da UNESCO: “Alfabetização para a recuperação centrada no ser humano – reduzir a disparidade digital”, enquanto o ministério da Educação adoptou como lema nacional "Alfabetização para aumentar a inclusão digital em tempos de Pandemia”.

A campanha de alfabetização foi lançada em Angola a 22 de Novembro de 1976, pelo Presidente fundador da nação, António Agostinho Neto.

O 08 de Setembro foi instituído em 1967 pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Ciência e Educação) e, segundo e responsável da educação em Benguela, a data foi assinalada nos 10 municípios, com actividades técnicas, científicas e de forma reflexiva, sobre a alfabetização que se tem e aquela que se desejada, numa moldura que envolveu acadêmicos, parceiros sociais e professores.

 





Fotos em destaque

Ministro de Estado assegura conclusão da estrada Cuima/Cusse

Ministro de Estado assegura conclusão da estrada Cuima/Cusse

Terça, 09 Abril De 2024   12h56

Posto fluvial de Kimbumba (Zaire) será requalificado

Posto fluvial de Kimbumba (Zaire) será requalificado

Terça, 09 Abril De 2024   12h52

Mais de 200 km de estradas em fase de reabilitação no Cuanza-Norte

Mais de 200 km de estradas em fase de reabilitação no Cuanza-Norte

Terça, 09 Abril De 2024   12h48

Angolanos na diáspora apontam infra-estruturas como factor de desenvolvimento

Angolanos na diáspora apontam infra-estruturas como factor de desenvolvimento

Terça, 09 Abril De 2024   12h43

Governo do Bié revitaliza Plano Provincial de Leitura

Governo do Bié revitaliza Plano Provincial de Leitura

Terça, 09 Abril De 2024   12h33

Rio Coporolo recebe diques para "travar" inundações recorrentes

Rio Coporolo recebe diques para "travar" inundações recorrentes

Terça, 09 Abril De 2024   11h54

Hospital Geral da Catumbela com 20 por cento de execução física

Hospital Geral da Catumbela com 20 por cento de execução física

Terça, 09 Abril De 2024   11h50

Administração do Dande proíbe negócio de venda de sucatas

Administração do Dande proíbe negócio de venda de sucatas

Terça, 09 Abril De 2024   11h45

Processo de desminagem no Cuando Cubango com indicativos positivos

Processo de desminagem no Cuando Cubango com indicativos positivos

Terça, 09 Abril De 2024   11h43

Apreendidas embarcações com mais de três mil litros de combustível no Zaire

Apreendidas embarcações com mais de três mil litros de combustível no Zaire

Terça, 09 Abril De 2024   11h39


Notícias de Interesse

+