Cuito - Noventa por cento, dos 13 mil e 937 professores controlados pelo sector da educação na província do Bié, já estão vacinados com as duas doses da Astrazeneca, para garantir um arranque lectivo com maior segurança contra a covid-19.
Neste momento, os sectores da educação e da saúde trabalham no sentido de vacinarem os professores das escolas do II ciclo do ensino secundário.
Falando à imprensa local sobre das condições de biossegurança criadas para as escolas, o director do Gabinete Provincial da Educação, Evaristo Vitangui, sublinhou que, para o lectivo 2021/2022, a província conta com 79 mil 968 litros de lixívia, mil 170 reservatórios de água de 500 litros, dois e 436 baldes com torneiras, mil 557 baldes de limpeza de 80 litros, mil 202 bidões de álcool gel de 5 litros, 10 mil 56 viseiras e três mil 776 luvas de borrachas.
Com o mesmo propósito, estão fabricadas e prontas para serem distribuídas nas escolas da província mais de 27 mil barras de sabão.
Segundo a fonte, tais quantidades, bem geridas e protegidas, poderão garantir o funcionamento das escolas até ao I trimestre do ano lectivo, sem sobressalto.
No ano transacto, estudaram 625 mil 676 alunos da iniciação à 13 classe, sendo que mais de 80 porcento transitaram de classe. As aulas foram asseguradas por 13 mil 937 professores.
No lectivo 2021/2022, a província vai contar com 782 escolas, com mais de oito mil salas de aulas.
Por outra, o responsável mostrou-se preocupado com a vandalização e roubo nas escolas, por falta de segurança, que segundo ele, compromete o investimento do Estado e a qualidade do ensino prestado aos alunos.
Para tal, pediu as administrações municipais, instituições religiosas, comissões de moradores e sociedade no geral, maior ajuda quando ao cuidado das escolas, incutindo a responsabilidade às famílias na denúncia dos vândalos.
Recomendou as Igrejas e autoridades tradicionais a fiscalizarem os professores que constantemente estão ausentes nos locais de trabalho, por prejudicar o processo de ensino e aprendizagem dos educandos.