Cuito - Setenta e cinco professores de quatro escolas do ensino médio, que vão receber alunos com necessidades especiais, no próximo ano lectivo, concluíram, nesta quarta-feira, uma acção de formação sobre técnicas de ensino, na perspectiva de uma educação inclusiva.
Durante 30 dias, os formandos foram dotados de conhecimentos relacionados com a formação de palavras, ABC, apresentação de números na língua gestual, técnicas de comunicação entre professores e alunos entre outros.
A propósito, o governador em exercício do Bié, José Fernando Tchatuvela, considerou de capital importância a acção formativado, por, no seu entender, em todas famílias existir pessoas com necessidades especiais.
"O Bié tem capacidades humanas e científicas para que os alunos com necessidades especiais tenham um ensino de qualidade a todos os níveis", disse.
Encorajou os formandos a transmitir os conhecimentos com zelo e responsabilidades.
Na cidade do Cuito, numa primeira fase, vão receber alunos com necessidades especiais, que concluíram a nona classe, o Liceu Rei Ndunduma, Instituto Médio Politécnico de Administração e Gestão, escola do segundo ciclo da quarta divisão e a Escola de Formação de Professores.
Ensino especial na província do Bié
Na província do Bié, dos nove municípios, apenas a cidade do Cuito tem uma escola especializada no ensino especial.
Por insuficiência de professores qualificados nas escolas do II ciclo tem sido difícil a inserção dos alunos que terminam o primeiro ciclo do ensino secundário (9ª classe) nas classes subsequentes (10ª a 12ª classe).
Maria dos Santos Moura, directora da escola especial na cidade do Cuito, disse que a instituição necessita de pelo menos cinco novos professores especializados em linguagem gestual, situação que obriga alguns finalistas (9ª classe) a leccionar algumas disciplinas.
A escola tem cinco salas de aulas. No presente ano lectivo matriculou 644 alunos da iniciação a nona classe.
As aulas são asseguradas por 17 professores.
Segundo a responsável, a escola carece de material didáctico, um gabinete psico-pedagogo para apoiar os alunos, espaço para actividades desportivas (educação física).