Ndalatando - Os responsáveis da Educação na província do Cuanza Norte estão a avaliar as estratégias para a gestão e a rentabilização dos ciclos de aprendizagem no ensino primário, I e II ciclos, bem como os resultados das avaliações do primeiro e segundo trimestres.
A “Aula como instrumento pedagógico de gestão das aprendizagens e sua eficácia no contexto das diferentes circunscrições (comunas, municípios e províncias) ”, “ Projecto educativo de escola, concepção, implementação e avaliação” constituem outros assuntos que estão a ser debatidos no primeiro encontro provincial do ensino geral no Cuanza Norte.
O evento, orientado pelo director do Gabinete Provincial da Educação, Manuel Lourenço, está a decorrer na cidade de Ndalatando, capital da província, sob o lema “Por um ensino de qualidade promovamos a escola e a comunidade escolar”.
Os participantes estão também a discutir os “Desafios da supervisão pedagógica nas instituições de ensino público-privados", "Roteiro de capacitação dos professores", “Análise do número de alunos/turma, rácio número de turmas/salas, no contexto da pandemia da covid-19”, bem como a "Realização das provas do 3º trimestre (provas de escolas e exames finais)", entre outras.
Na abertura do evento, o director do Gabinete Provincial da Educação no Cuanza Norte, Manuel Lourenço, chamou a atenção dos professores e gestores escolares para maior rigor no processo da implementação da monodocência, para se evitar a transição de alunos com deficiência na aprendizagem.
Exortou também para a contínua actualização de conhecimentos para o melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
Participam no certame responsáveis das direcções municipais de Educação, directores e gestores escolares dos dez municípios da província.