Ondjiva- A directora do Ensino Especial da província do Cunene, Lúcia Tchicussi, defendeu esta segunda -feira a necessidade de se promover cada vez mais a inclusão socio-educativa das crianças com deficiência auditiva no processo normal de ensino.
Em declaração à ANGOP a propósito da semana internacional para pessoas surdas e da língua gestual que decorre de 23 a 27 de Setembro, apelou à sensibilidade das famílias no sentido de continuarem a trabalhar no processo de escolarização inclusiva dos alunos especiais.
A responsável lamentou o facto de existirem ainda famílias com dificuldades de matricular as crianças surdas, o que coloca em causa a comunicação destes no sistema formal, assim como das políticas de educação especial inclusiva do Estado angolano.
Disse que apesar do datilema que é praticado no seio das famílias, a língua gestual é veículo fundamental de comunicação para que os surdos possam ser percebidos, mediante sinais que são completamente diferentes do comum e permitir o seu desenvolvimento do intelecto.
Para as famílias que ainda persistem em guardar crianças com necessidade educativas especiais, acrescentou, é fundamental que estejam sensibilizadas no sentido de as matricular nas escolas, de modo a permitir que tenham oportunidade de emprego e sejam socialmente úteis.
“Sem a escolarização, o surdo não tem como se comunicar e fica limitando a interpretar aspectos globais, assim como concorrer a um concurso público ou outro de intérprete”, fundamentou.
O ensino especial no Cunene conta, para o presente ano lectivo, com 65 alunos surdos.
A semana internacional para pessoas surdas e da língua gestual marca a celebração do 23 de Setembro (Dia Internacional das Línguas Gestuais) e o 30 de Setembro ( Dia Mundial do Surdo).
Proclamada através da Resolução 72/161 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 19 de Dezembro de 2017, a efeméride tem por objectivo aumentar a consciencialização sobre a importância da língua gestual, os direitos humanos das pessoas surdas, protegendo a língua gestual como parte da diversidade linguística.FI/LHE/vm