Caála – Pelo menos 500 alunos do pré-escolar das comunas da Calenga e Cuima, município da Caála (Huambo), abandonaram o presente ano lectivo, por dificuldades sociais dos encarregados de educação, apurou hoje, sexta-feira, a ANGOP.
Ao confirmar o facto, a directora interina da Educação nesta municipalidade, Benedita Assunta Cabinda, disse que as aldeias de Mande, Ossy, Sanzala Mota, Jambeco, Amelica, Sassoma (Calenga), Candongue, Guerengue e Ngove (Cuima) foram as que mais registaram este “fenómeno”, de abandono escolar por incapacidade financeira das famílias.
Disse que estas comunidades sobrevivem apenas da agricultura, cuja produção foi totalmente destruída pela seca, daí a ausência dos alunos nas escolas devido a fome.
Para inverter o quadro, Benedita Assunta Cabinda disse que estão a trabalhar com as autoridades tradicionais, religiosas e os encarregados de educação, no sentido de buscar uma solução plausível, capaz de evitar prejuízos académicos aos menores.
“Preocupa-nos o facto de as escolas do ensino pré-escolar, cujas aulas retomaram em Fevereiro deste ano, estarem completamente desérticas, por falta de condições dos encarregados de educação que viram as suas culturas destruídas pela estiagem verificada entre Dezembro de 2020 a Fevereiro deste ano", enfatizou.
No presente ano lectivo, o sector da Educação no município da Caála matriculou perto de 124 mil alunos do ensino pré-escolar ao II ciclo, com um total de dois mil e 253 professores distribuídos em 229 escolas que, nos últimos dias, estão a receber auxiliares de limpeza, num universo de 71, para melhorar a higienização.