Docente defende orientação vocacional para melhoria do ensino

     Educação           
  • Moxico     Sábado, 25 Junho De 2022    16h23  
Coordenador do Curso de Ensino de Química no ISPM, António Moisés Selua
Coordenador do Curso de Ensino de Química no ISPM, António Moisés Selua
Kinda Kyungu

Luena - O docente universitário António Moisés Selua defendeu hoje, no Luena, a implementação de um programa de orientação vocacional na educação como forma de guiar profissionalmente os estudantes, sobretudo no ensino superior.

Ao falar à ANGOP, no final do encontro académico sobre a importância do ensino, investigação e a aplicação da Química, disse que a orientação deve ser um processo iniciado no ensino primário, regendo-se de acções ou actividades que suscitam interesse dos estudantes na realização de actividades profissionais.

Explicou que as acções podem ser por meio de exercícios, figuras explicativas e ilustrativas de profissões, bem como a organização de palestras e outras actividades académicas, que criam curiosidade nos alunos para descoberta do seu talento na escola e sociedade.

Lembrou ainda que, orientando-se os alunos a partir da base, evita-se riscos de chegarem ao ensino médio ou superior sem saber suas aptidões, escolhendo cursos formativos por obrigação e não por vocação ou gosto.

Por outro lado, ao considerar proveitoso  o encontro académico sobre a importância do ensino, investigação e a aplicação da Química, apontou a falta de reagentes nos laboratórios das escolas do ensino médio e superior, como um dos problemas que belisca a qualidade do ensino desejável. 

Segundo ele, é necessário "casar" a prática e a teoria na ciência da Química.

No encontro, organizado pelo ISPM, participaram docentes e discentes universitários, que abordaram temas sobre a utilidade da Química no ensino, indústria e no meio ambiente. 

A instituição conta com oito cursos na sua grelha formativa, distribuídos em três áreas, nomeadamente, Ciências da Educação (Química, Física, Geografia e Matemática), Ciências Técnicas e Engenharias (Ciências da Computação e Contabilidade Administrativa) e Ciências da Saúde (Enfermagem e Análises Clínicas).





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