Lubango – O vice-governador da Huíla para o sector técnico e infra-estruturas, Hélio de Almeida, desafiou hoje, sexta-feira, no Lubango, os primeiros doutorandos do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) da Huíla, a identificarem e apresentarem soluções para os problemas das comunidades, com a investigação.
Lubango – O vice-governador da Huíla para o sector técnico e infra-estruturas, Hélio de Almeida, desafiou hoje, sexta-feira, no Lubango, os primeiros doutorandos do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) da Huíla, a identificarem e apresentarem soluções para os problemas das comunidades, com a investigação.
O responsável fez este apelo na abertura da primeira edição do curso de doutoramento em Educação que está a ser levado a cabo pelo ISCED-Huíla, em parceria com a Universidade de Aveiro (Portugal), que garante o apoio em docentes e a assessoria científico-metodológica e financiado pela União Europeia.
O curso com duração de quatro anos foi criado ao abrigo do Decreto Executivo nº 88/23 de 27 de Junho, tem como especialidades formativas, o Desenvolvimento Curricular, Organização e Administração Escolar e Tecnologia Educativa.
O mesmo arrancou com 30 estudantes, cuja modalidade é semi-presencial tem com objectivo geral formar profissionais e pesquisadores de educação de alto nível académico, científico e cultural do ISCED-Huíla, das restantes instituições congéneres de Angola e de outras ligadas à educação, assim como elevar a pertinência e o impacto social das mesmas.
Na ocasião, o governante destacou que a pesquisa a ser realizada terá um impacto directo na melhoria da educação na promoção da inovação e na resolução de problemas complexos na sociedade huilana em particular e no país em geral, contribuindo para o avanço da pesquisa em educação.
Detalhou que a educação é a força motriz do progresso e da transformação em qualquer sociedade, mas para enfrentar os desafios do sector hoje e impulsionar o desenvolvimento, é fundamental investir na formação de profissionais altamente qualificados.
Sublinhou que a pesquisa, é uma ferramenta poderosa para a mudança e o progresso e que o curso de doutoramento seja uma experiência enriquecedora e que cada um dos doutorandos possa contribuir para o avanço da educação na província, apesar de ser uma jornada desafiadora, mas recompensadora.
Hélio de Almeida considerou, entretanto, ser um momento histórico na história no ISCED-Huíla, abertura da 1ª edição do curso de Doutoramento, em Educação, um marco significativo não apenas para a instituição mas também para o avanço da educação e pesquisa na Huíla.
Por sua vez, o presidente do ISCED-Huíla, Helder Bahu realçou que a projecção deste doutoramento, foi consolidada a partir da implementação de cursos de graduação e pós-graduação ao nível de especialização e mestrado.
Explicou que o ISCED-Huíla conta desde a sua fundação com oito mil 123 licenciados, sendo os cursos de Ensino da Psicologia e Ensino da História os detentores de maiores números, mil 191 e mil 161, respectivamente, já a nível do mestrado são 455 mestres, cujas aulas são ministradas por cem professores e os trabalhos administrativos assegurados por 78 funcionários técnicos.
Segundo Helder Bahu, pelos números, estão criadas as condições para a introdução da formação pós-graduada especializada para responder efectivamente aos desafios de uma academia do século XXI.
O ISCED-Huíla descende do pólo de licenciaturas da Universidade Agostinho Neto (UAN) no Lubango, criado pelo decreto nº 95/80, do Conselho de Ministros, em 30 de Agosto de 1980, sendo a mais antiga experiência do tipo.
Em 2008 o ISCED-Lubango é afectado com a reforma do Ensino Superior promovida pelo governo de Angola. Foi um procedimento que propunha a descentralização dos pólos da UAN, de maneira que pudessem constituir novos institutos de ensino superior autónomos.
De tal proposta o Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla passa à plena autonomia, efectivada pelo Decreto-lei n.° 7/09, de 12 de Maio de 2009, aprovado pelo Conselho de Ministros. BP/MS