Doutorandos desafiados a buscar soluções para problemas das comunidades

     Educação           
  • Huíla     Sexta, 10 Novembro De 2023    16h51  
Abertura doutoramento no ISCED-Huíla
Abertura doutoramento no ISCED-Huíla
Belarmina Paulino - ANGOP

Lubango – O vice-governador da Huíla para o sector técnico e infra-estruturas, Hélio de Almeida, desafiou hoje, sexta-feira, no Lubango, os primeiros doutorandos do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) da Huíla, a identificarem e apresentarem soluções para os problemas das comunidades, com a investigação.

Lubango – O vice-governador da Huíla para o sector técnico e infra-estruturas, Hélio de Almeida, desafiou hoje, sexta-feira, no Lubango, os primeiros doutorandos do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) da Huíla, a identificarem e apresentarem soluções para os problemas das comunidades, com a investigação.

O responsável fez este apelo na abertura da primeira edição do curso de doutoramento em Educação que está a ser  levado a cabo  pelo ISCED-Huíla, em parceria com a Universidade de Aveiro (Portugal), que garante o apoio em docentes e a assessoria científico-metodológica e financiado pela União Europeia.

O curso com  duração de quatro anos foi criado ao abrigo do Decreto Executivo nº 88/23 de 27 de Junho, tem como especialidades formativas, o Desenvolvimento Curricular, Organização e Administração Escolar e Tecnologia Educativa.

O mesmo arrancou com 30 estudantes, cuja modalidade é semi-presencial tem com objectivo geral formar  profissionais e pesquisadores de educação de alto nível académico, científico e cultural do ISCED-Huíla, das restantes instituições congéneres de Angola e de outras ligadas à educação, assim como elevar a pertinência e o impacto social das mesmas.

Na ocasião, o governante  destacou que a pesquisa a ser realizada terá um  impacto directo na melhoria da educação na promoção da inovação  e na resolução  de problemas complexos na sociedade  huilana em particular  e no país em geral, contribuindo  para o avanço  da pesquisa em educação.

Detalhou que a educação é a força  motriz  do progresso e da transformação em qualquer  sociedade, mas para enfrentar os desafios do sector hoje e impulsionar o desenvolvimento, é fundamental  investir  na  formação  de profissionais  altamente qualificados.

Sublinhou que  a pesquisa, é uma ferramenta  poderosa para a mudança e o progresso e que o curso de doutoramento seja uma experiência enriquecedora  e que cada um  dos doutorandos  possa contribuir para o avanço da educação na província, apesar de ser uma jornada  desafiadora, mas  recompensadora.

Hélio de Almeida considerou, entretanto, ser  um  momento   histórico  na história  no ISCED-Huíla,  abertura da 1ª edição   do curso  de Doutoramento,  em Educação, um marco  significativo não apenas para a instituição  mas também  para o  avanço  da educação  e pesquisa  na  Huíla.

 Por sua vez, o  presidente do ISCED-Huíla,  Helder  Bahu realçou que a projecção  deste doutoramento,  foi consolidada a partir  da implementação de cursos  de graduação  e pós-graduação  ao nível  de especialização e mestrado.

Explicou que o ISCED-Huíla conta desde a sua fundação com oito mil 123 licenciados, sendo os cursos de Ensino da Psicologia e Ensino da História os detentores  de maiores  números, mil 191 e mil 161, respectivamente, já a nível do mestrado  são 455 mestres, cujas aulas são ministradas por cem professores e os trabalhos administrativos assegurados por 78 funcionários técnicos.

Segundo Helder Bahu, pelos números, estão criadas  as condições para a introdução da formação  pós-graduada especializada  para responder  efectivamente aos desafios  de uma  academia  do século XXI.

O ISCED-Huíla descende do pólo de licenciaturas da Universidade Agostinho Neto (UAN) no Lubango, criado pelo decreto nº 95/80, do Conselho de Ministros, em 30 de Agosto de 1980, sendo a mais antiga experiência do tipo.

Em 2008 o ISCED-Lubango é afectado com a reforma do Ensino Superior promovida pelo governo de Angola. Foi um procedimento que propunha a descentralização dos pólos da UAN, de maneira que pudessem constituir novos institutos de ensino superior autónomos.

De tal proposta o Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla passa à plena autonomia, efectivada pelo Decreto-lei n.° 7/09, de 12 de Maio de 2009, aprovado pelo Conselho de Ministros. BP/MS

 





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