Educação no Huambo reforça competências dos gestores escolares

     Educação           
  • Huambo     Quinta, 16 Fevereiro De 2023    12h53  
Director do gabinete da Educação na província do Huambo, Mário Rodrigues
Director do gabinete da Educação na província do Huambo, Mário Rodrigues
Zeferino Zinga

Bailundo – Gestores e técnicos escolares da província do Huambo actualizam desde hoje, quinta-feira, as competências profissionais em matérias sobre os principais procedimentos para a realização de levantamentos estatísticos, com foco na dinamização das políticas educacionais.

Com término previsto para 27 do corrente mês, o seminário de capacitação visa melhorar os dados estatísticos, na perspectiva de ajudar a dinamizar o sector da Educação e auxiliar o Executivo nas tomas de decisões, principalmente, com a disponibilização real do número de escolas, professores em todas as localidades, para retirar o maior número possível de alunos fora do sistema de ensino.

O evento, cuja abertura decorreu na vila municipal do Bailundo, a 75 quilómetros a Norte da cidade do Huambo, acontece sob o lema “Comprometimento, apropriação e responsabilização para melhorar o planeamento da educação, através das estatísticas fiáveis, oportunas, abrangentes e com qualidade”.

Ao intervir na abertura, o director do gabinete da Educação na província do Huambo, Mário Rodrigues, disse que o seminário de capacitação visa munir os gestores escolares e técnicos de estatística das direcções municipais do sector de técnicas para a recolha e tratamento dos dados estatísticos, para que seja tratados de forma célere e certeira.

Referiu que a estatística desempenha um papel vital em todos os campos da actividade humana, sendo de extrema importância na determinação da renda per capita, do emprego da taxa de crescimento populacional, da habitação, da escolaridade, entre outros aspectos.

A província do Huambo conta, no presente ano lectivo, com 930 mil 925 alunos da iniciação ao II ciclo do ensino secundário, incluindo dos institutos politécnicos e magistérios primários, mais 26,8 por cento em relação ao período lectivo anterior.

Destes, constam 105 mil 964 que ingressam pela primeira vez no sistema de ensino/aprendizagem, 628 mil 367 alunos primário, 128 mil 394 I ciclo, bem como 68 mil 200 II ciclo, incluindo dos institutos politécnicos e magistérios primários. ALH





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