Huambo – O sector da Educação na província do Huambo regista, este ano, avanços significativos na inclusão social das crianças com necessidades especiais no sistema de ensino/aprendizagem, com a inserção de dois mil 545 alunos em escolas normais.
Ao falar, esta sexta-feira, à imprensa, o director do gabinete local da Educação, Celestino Piedade Chiquela, informou que, este alunos com necessidades especiais, foram matriculados no presente ano lectivo em 87 escolas do ensino geral.
Esta iniciativa, disse, visa motivar a convivência pacífica na diversidade em todo sistema do ensino geral.
Sem apresentar dados comparativos, o responsável disse o sector registou um aumento satisfatório de crianças com necessidades especiais no sistema de ensino, resultante das campanhas de sensibilização nas comunidades sobre a importância da inclusão social, a partir do ensino primário.
Celestino Piedade Chiquela acrescentou que a medida visa, igualmente, acabar com as diferenças e marginalização, com a promoção da igualdade, socialização, convivência e harmonia entre os alunos, independentemente da situação de cada um.
Para fazer face a este desafio, disse, o sector está a apostar na capacitação permanente dos professores, em prol da qualidade de ensino/aprendizagem que se requer.
Explicou que a província do Huambo conta 87 escolas de inclusão social, destruídas pelos 11 municípios.
No presente ano lectivo, a província do Huambo matriculou 930 mil 925 alunos da iniciação ao II ciclo do ensino secundário, incluindo dos institutos politécnicos e magistérios primários, mais 26,8 por cento em relação ao período lectivo anterior.
Com uma extensão territorial de 35 mil 771 quilómetros quadrados, a região tem uma população estimada em mais de dois milhões 600 mil habitantes, distribuídos em 11 municípios.