Caála - Cinquenta e cinco novos professores enquadrados, no âmbito do último Concurso Público de Ingresso, receberam, esta quarta-feira, as respectivas guias de marchas, com objectivo de reforçarem o processo de ensino/aprendizagem no município da Caála (Huambo).
O elenco de novos docentes vai começar a laborar a 05 de Setembro próximo, data prevista para o início no ano lectivo 2022/2023, em todo país.
Os 55 novos professores, que se juntam aos dois mil 257 actuais, num universo de 94 escolas do ensino primário ao II ciclo, incluindo institutos politécnicos e magistérios primários, foram capacitados, recentemente, sobre os modelos metodológicos e pedagógicos, para estarem prontos a contribuir na qualidade do processo de ensino/aprendizagem.
Dirigindo-se aos novos professores, a administradora adjunta para área Social, Política e das Comunidades do município da Caála, Umbelina Maria, apelou aos novos professores a serem responsáveis e pontuais, para puderem contribuir no na melhoria do processo docente/educativo,
Disse que os docentes devem instruir e prestar um serviço pedagógico mais qualificado e capaz de tornar os alunos inteligentes e auto-suficientes, do ponto de vista de conhecimento.
Pelo menos 951 crianças das aldeias de Sambuto (Calenga), Fins, Jimbo, Cassema, Ndangala, Walembua e Fátima Põe (Cuima) e na comuna da Catata, ambas no município da Caála, perderam o ano lectivo 2021/2022, por falta de professores.