Educação trabalha na abordagem científica das línguas nacionais

     Educação           
  • Luanda     Terça, 05 Julho De 2022    20h50  

Ramiros - A abordagem clara e científica para a inserção das línguas nacionais no sistema  de ensino foi reiterada pela ministra do sector, Luisa Grilo.

Ao intervir no encerramento do IV Conselho Consultivo do sector, realizado no distrito dos Ramiros, município de Belas, em Luanda, realçou a necessidade da continuação de um trabalho de colaboração com outras instituições e parceiros neste  âmbito.

Considerou ser fundamental a  reflexão  e recolha de  sugestões sobre temas estruturantes, como o sistema de avaliação Nacional, os exames nacionais piloto e a proposta da organização curricular do ensino primário das 5ª e 6ª classes.

No documento final do certame, de dois dias, os  participantes  enalteceram o esforço do executivo no pagamento da dívida com os alfabetizadores,  que permitiu o crescimento da taxa de alfabetização de 75,3 % em 2017 para 76% em 2020/2021,  com um grau de execução de 90,97% de acordo com a meta estabelecida no  PND 2018-2022 que era de 82,8%.

Reconheceram a importância do projecto de recuperação do atraso para a inclusão de crianças no sistema do ensino, que permitiu a correção da relaçao idade/classe na terceira etapa com a criança de três mil e 421 turmas.

Recomendaram  a continuação de um trabalho conjunto com o Ministério da Energia e Águas para garantir o fornecimento as escolas, incentivar o estudo, bem como difusão e uniformização da Língua Gestual Angola (LGA), e a produção do respectivo Dicionário.

O engajamento de todos os actores na implementação da estratégia Nacional de Educação Ambiental 2022-2050, também consta das recomendações.

O IV Conselho Consultivo do Ministério da Educação decorreu sob o lema “Transformar a Educação para responder aos desafios da inclusão escolar e criar resiliência”,  no Instituto Politécnico de Pescas (CEFOPESCAS), no distrito urbano do Ramiros.

 





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