Huambo – O director nacional da Educação de Jovens Adultos (EJA) do Ministério da Educação, Ernesto João Pedro, solicitou, sexta-feira, na cidade do Huambo, maior colaboração dos parceiros sociais no processo de alfabetização da população não escolarizada.
O responsável falava no acto de encerramento da formação regional de formadores e supervisores municipais da EJA, das províncias de Benguela, Cuanza Sul e Huambo, no âmbito do Programa de Empoderamento da Rapariga e Aprendizagem para Todos (PAT II).
Na ocasião, disse que, apesar de existir um envolvimento dos parceiros sociais, entre instituições religiosas, partidárias, órgão de defesa, segurança e ordem interna, organizações não-governamentais e da sociedade civil, ainda não é forçoso fazer face aos desafios de combate ao analfabetismo.
Segundo o responsável, a realidade no país, ainda, é preocupante por existirem muitos cidadãos adultos não escolarizados, por causa de fatores sociais e culturais, assim como por conta do conflito armado que Angola registrou até 2002.
Adiantou que os dados do último Censo, realizado em 2014, apontam para uma taxa de 24 por cento de analfabetismo, sobretudo, entre a população economicamente activa, com idades que vão dos 15 aos 35 anos, com realce para as províncias do Bié, Huíla, Lunda Norte, Lunda Sul, Malanje e Moxico, que constituem a prioridade da EJA,z no âmbito do Programa de Empoderamento da Rapariga e PAT II.
Face a esta situação, contínua, impôs-se a necessidade de uma maior cooperação dos parceiros sociais do Ministério da Educação no processo de alfabetização, de modo a se traçar estratégias que possam permitir eficácia das políticas públicas e alcance dos objectivos pretendidos quanto ao combate ao analfabetismo no país.
João Pedro destacou como perspectivas para o próximo ano letivo, entre várias acções, a criação de mais de mil 400 novas salas de aula em todas as províncias, assim como a formação contínua dos técnicos do sector.
Decorrida em cinco dias, a formação o regional de formadores e supervisores municipais da EJA, realizada na cidade do Huambo, contou com a participação de 44 formandos das províncias de Benguela, Cuanza Sul e Huambo, que compunham o pólo quatro a nível nacional.
Os participantes aprenderam, entre várias questões, matérias ligadas às diretrizes administrativas e metodológicas, colecta de dados e fluxograma, para além das tarefas práticas do módulo le ll.
O EJA, no âmbito do Programa de Empoderamento da Rapariga e PAT II, visa contribuir para a melhoria sustentável da qualidade da educação e do ensino angolano, para o fortalecimento do sistema educativo, com soluções inovadoras para crianças, jovens e adultos, sempre com um olhar atenção particular para as raparigas e adolescentes.
Ate 2025, altura do termo dos dois programas, financiados pelo Banco Mundial, num montante de 250 milhões de dólares norte-americanos, previsão alfabetizar cerca de 250 mil cidadãos. VKY/ALH