Lubango - A insuficiência de livros de literatura africana de expressão inglesa no acervo do Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla (ISCED) está a criar limitações ao ensino e à aprendizagem nessa licenciatura, soube a ANGOP.
Actualmente, a disciplina é leccionada com apenas 20 livros de expressão inglesa da literatura africana, todos editados nos anos de 1970 e 1980 e em estado avançado de degradação, quando, no mínimo, seriam necessárias, pelo menos mais 70, segundo o docente do departamento de ensino e investigação do inglês daquela escola superior, Délcio Tweuhanda.
Em declarações à ANGOP hoje, terça-feira, no Lubango, o professor realçou que o departamento em referência está com dificuldades em adquirir material didáctico actualizado para a disciplina literatura africana de expressão inglesa, no mercado nacional.
De acordo com Délcio Tweuhanda, os livros em uso na instituição são maioritariamente escritos por nigerianos e datam de há muitos anos, pelo que não aparecem com facilidade, nem mesmo em dispositivos digitais.
Sugere que para que se possa adquirir essas obras terá de criar-se uma comissão que vá à embaixada da Nigéria, em Luanda, para encetar contactos e procurar conseguir os livros, para que os estudantes sejam melhor treinados.
Destacou que uma outra situação que os preocupa tem a ver com a inovação no ensino do inglês, pois são formados professores ainda numa vertente muito tradicional, com a utilização de ilustrações desenhadas pelo próprio professor, assim como com recurso a gestos, quando noutras geografias o sistema faz-se com a ciência e a tecnologia.
Sublinhou que a língua inglesa para além de ser um dos 13 cursos de licenciatura do ISCED-Huíla, nos outros 12, os estudantes que a elegem como disciplina estrangeira de opção, aprendem no primeiro e segundo anos.
Recentemente, o ISCED-Huíla recebeu o Dr. Bradley Horn, Ph.D, director regional do Programa de Inglês para a África Austral, para fortalecer os laços de cooperação entre as duas instituições, com vista a desenvolver um projecto destinado a formação de docentes e estudantes do curso de Ensino da Língua Inglesa, denominado “Cantinho Americano”.
O plano cooperativo destina-se a promover programas educacionais entre os Estados Unidos e Angola, concentrando-se principalmente na melhoria do ensino da língua inglesa em instituições de ensino superior. O objectivo é elevar a qualidade da educação tanto para educadores quanto para alunos.
O ensino do inglês no ISCED-Huíla licencia a cada ano entre 40 a 50 estudantes, fruto do aumento do número de tutores e a qualificação dos mesmos.
O curso conta com seis docentes efectivos e cinco colaboradores. No presente ano académico do primeiro ao quarto ano estão matriculados 160 estudantes. BP/MS