Ensino especial ganha salas com recursos multifuncionais

     Educação           
  • Cunene     Quinta, 19 Janeiro De 2023    18h50  
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Escola do ensino especial ´Rainha Nekoto` no Cunene
Escola do ensino especial ´Rainha Nekoto` no Cunene
José Cachiva
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Directora do Ensino Especial do Cunene, Lúcia Txiuissa
Directora do Ensino Especial do Cunene, Lúcia Txiuissa
José Cachiva - ANGOP

Ondjiva – O ensino especial no Cunene terá, no decurso do primeiro semestre deste ano, três salas de recursos multifuncionais, para facilitar o ensino e aprendizagem dos alunos com necessidades especiais.

As salas com recursos multifuncionais visam potencializar o ensino dos alunos com deficiência ou com altas habilidades para promover condições de acesso, aprendizagem e participação no ensino regular.

As salas serão criadas nas escolas Rainha Nekoto e Magistério Primário, da cidade de Ondjiva e na Zangada, na Cahama, anunciou hoje, quinta-feira, à ANGOP, a directora do ensino especial no Cunene, Lúcia Tximissa.

“Até no máximo, entre Março e Abril, estes espaços entraram em funcionamento, visto que já se verificou as condições dos espaços, por uma equipa do Instituto Nacional para Educação Especial”, explicou.

Disse que o material que será instalado nas salas, para facilitar o processo de ensino dos alunos, encontra-se em Luanda, faltando apenas chegarem à província e colocar a disposição das instituições identificadas.

Explicou que as salas serão frequentadas por alunos com necessidade mais acentuadas, que levam muito tempo para aprender nas escolas normais matérias básicas sobre a língua gestual e o Braille.

Lembrou que o objectivo é ajudar a escola cumprir a sua função social, na valorização das diferenças e a inclusão, do aluno na classe regular e no atendimento educacional especializado, neste ambiente.

Fez saber que estão a trabalhar gradualmente para efectivarem a inclusão escolar ainda este ano, uma vez que as instituições do ensino geral não estão preparadas e capacitadas para o desafio.

Lúcia Tximissa afirmou que com a inclusão escolar as crianças com necessidade especiais, serão matriculadas nas escolas mais próximas das suas residências, para terem melhor aproveitamento.

No ano lectivo de 2022/2023, o ensino especial conta com mil e 715 alunos, 48 turmas e 83 professores especializados no acompanhamento educacional a pessoas com problemas de aprendizagem, deficientes visuais, auditivos, mentais e físicas.

O ensino especial na província do Cunene foi implementado em 2004, com a inauguração da única escola até ao momento, denominada Rainha Nekoto de Ondjiva.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 





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