Matala – O II Fórum Municipal do Ensino Primário da Matala recomendou, sexta-feira, maior incidência na actuação do supervisor de educação no actividade do professor e nos conteúdos programados, para garantir resultados positivos no processo de ensino e aprendizagem.
Os 97 participantes ao encontro recomendaram igualmente que o professor do ensino pré-escolar proporcione um ambiente educativo que favoreça o aluno, olhando para a capacidade de ensinar, organizar e desenvolver o crescimento mental das crianças.
Consideram que é a partir do perfil de saída do aluno do ensino primário que se terá a noção do tipo de escola a ter e se está ou não comprometido com a formação.
Concluíram ainda, que as avaliações devem ser feitas em função das competências e habilidades que o aluno apresenta, usando todas modalidades do sistema afim.
O evento com duração de dois dias, decorreu sob o lema: “A Educação um factor de desenvolvimento sustentável em situação da pandemia da Covid-19” e visou reflectir sobre a importância do desenvolvimento psicomotor da criança.
No evento foram abordados temas ligados a “A Educação pré-escolar e perfil profissional do sector da Educação” e ”O Perfil do aluno no Ensino primário”, entre outros.