Moçamedes - Os directores de escolas da província do Namibe participam, desde hoje, num seminário sobre linguagem gestual, escrita Braille e cálculos, para melhorar o ensino às crianças com cuidados especiais.
Durante quatro dias, os formandos vão ainda abordar assuntos como a política nacional de educação especial orientada para a inclusão escolar e a melhoria do atendimento educacional especializado.
Em declarações à ANGOP, o chefe do departamento de Políticas Pedagógicos do Instituto Nacional de Educação, Fernandes dos Santos Fançone Viume, justificou que a formação visa capacitar os gestores para melhor atendimento das crianças com cuidados especiais, no quadro do Plano Nacional do Desenvolvimento Inclusivo.
Disse que as escolas de ensino especial, implementadas em algumas províncias do país, serão transformadas em núcleos de apoio e formação de professores para alunos com deficiência visual e auditiva, sendo que as mesmas terão acesso as matrículas nas escolas normais, com apoio de conteúdos pedagógicos e curriculares.
“Temos de acabar com a discriminação das crianças com cuidados especiais. As escolas passarão a matricular alunos com deficiência e os professores terão formação contínua nos núcleos de apoio à inclusão”, disse.
O ensino especial está implementado em 11, das 18 províncias do país, designadamente Benguela, Luanda, Huíla, Cuanza Sul, Cuando Cubango, Huambo, Bié, Lunda Sul, Lunda Norte, Cuanza Norte e Bengo.