Curoca- Vinte e três gestores escolares do município do Curoca, província do Cunene, participam desde hoje, segunda-feira, num seminário sobre fortalecimento da liderança, gestão administrativa, financeira e pedagógica.
Durante quatro dias, os participantes seminário vão debater temas sobre Liderança facilitadora em contexto de emergência, gestão escolar, aprendizagem, planificação, material didáctico, ética e deontologia profissional, gestão dos conflitos, métodos e procedimentos de ensino.
Na ocasião, o director municipal da educação do Curoca, Evaristo Taciano, disse ser objectivo da acção formativa melhorar a qualidade do ensino, assim como munir os directores de escolas de novas metodologias pedagógicas, para melhorarem as suas competências profissionais.
De acordo com o responsável, a intenção é dotar os participantes de ferramenta indispensáveis para potenciar os gestores de instrumento para uma melhor planificação e organização das escolas.
Ao debruçar-se na abertura, o administrador adjunto do Curoca, Miguel Tchitangua, disse que a formação contínua dos gestores escolares tem grande impacto na qualidade de ensino, pois que os mesmos estarão habilitados a planificar e organizar as metodologias do ensino.
Miguel Tchitangua realçou que só formados, os directores poderão analisar e identificar os principais obstáculos que impossibilitam um ensino de qualidade.
“A escola joga um papel central na vida do homem, pois é nela onde ocorrem os processos de formação e educação, sendo que, para tal sucesso é necessário que haja uma boa organização das instituições de ensino por meio dos gestores escolares”.
Com uma extensão de 7.998 quilómetros quadrados, Curoca tem duas comunas, 25 aldeias e uma população de 41 mil e 989 habitantes.