Namacunde – O director do gabinete provincial da Educação no Cunene, Domingos de Oliveira, garantiu hoje, quarta-feira, no município de Namacunde, que os ministérios da Educação e das Finanças estão a trabalhar para pagar a dívida para com os alfabetizadores.
O Programa da Alfabetização no Cunene foi suspenso por causa da dívida de 113 milhões e 400 mil kwanzas relativa ao pagamento dos subsídios de 417 alfabetizadores, referente ao período de 2017 a 2019.
No entanto, na província estão inscritos 259 mil e 908 cidadãos que querem aprender a ler e a escrever.
Ao falar no acto provincial do 8 de Setembro, Dia Internacional da Alfabetização, Domingos de Oliveira informou que os dois departamentos ministeriais estão a trabalhar para dar solução ao pagamento do valor acumulado.
Disse que a situação tem estado a criar constrangimentos naquilo que são os objectivos traçados pelo programa de combate ao analfabetismo, visando reduzir significativamente o número de pessoas que ainda não sabem ler, nem escrever.
Explicou que no ano lectivo 2020/2021 foram criadas algumas turmas do I ciclo no quadro desta estratégia de educação de jovens e adultos, que visa a recuperação do atraso escolar.
Faz saber que, nesta primeira experiência foram abrangidos 14 mil 603 jovens e adultos com atraso escolar, que terão a oportunidade de concluir a 9ª classe em apenas cinco anos, desde a sua entrada na alfabetização.
Domingos de Oliveira sublinhou que o gabinete da educação conta com vários parceiros envolvidos na luta contra o analfabetismo, como a ADPP, OMA, JMPLA, Igrejas, FAA, entre outros, o que permitiu alfabetizar dois mil 120 cidadãos este ano.
Por seu turno, o governador provincial em exercício no Cunene, Apolo Ndinoulenga, destacou a importância da alfabetização como base para uma educação construtiva, por ajudar as pessoas a desenvolver a leitura, escrita, comunicação, ideias e pensamentos.
Por isso, apelou ao envolvimento de mais parceiros, na expansão do ensino dos programas de alfabetização em todos municípios, para que a região se possa declarar livre do analfabetismo.
Apolo Ndinoulenga afirmou que quanto maior o acesso de indivíduos à literatura, maiores e melhores são as suas oportunidades no mercado de trabalho, que constitui uma indiscutível determinante da qualidade de vida.
De 2007 a 2019, na província do Cunene foram alfabetizadas 204 mil e 682 pessoas.
O Dia Internacional da Alfabetização foi instituído em 1967 pela UNESCO.