Ondjiva - O vice-governador para o sector político, económico e social da província do Cunene, Apolo Ndinoulega, reafirmou, esta sexta-feira, a aposta do governo na melhoria dos mecanismos de trabalho dos gestores escolares, com vista a melhoria da qualidade de ensino.
O vice-governador fez este pronunciamento no acto de empossamento de 93 gestores escolares, destes 23 directores de complexos escolares, colégios e liceus e 70 subdirectores pedagógicos e administrativos dos seis municípios que compõem a província.
Na ocasião, disse que a meta do governo do Cunene é a qualidade de ensino e a cobertura da rede escolar.
Apolo Ndinoulenga esclareceu que o acto é o culminar de um processo de reajustamento das categorias, no âmbito do Decreto Presidencial 93/21, de 16 de Abril, sobre o regime jurídico do exercício de cargo de direcção e chefia em instituições da educação.
Admitiu ser insuficiente o número de gestores, tendo em conta a actual necessidade de cobertura escolar da província, devido a não conclusão do processo do reagrupamento escolar em curso.
Por seu turno, o director do gabinete da Educação, Domingos de Oliveira, fundamentou que a nomeação dos novos gestores enquadra-se no processo de conversão de algumas escolas primárias em complexos escolares.
Com esta acção, explicou, houve a necessidade de reajustar os títulos de detentores destes cargos, mediante a um perfil académico.
“Vamos pautar pela organização das escolas que passa pela conversação dos titulares dos cargos de direcção e chefia com perfil adequado, como estratégias para dar resposta aos desafios que se impõem na área de gestão escolar para um ensino de qualidade”, disse.
Domingos de Oliveira sublinhou que os gestores terão a missão de organizar o sector, uma vez que o sucesso da qualidade de ensino e aprendizagem resulta numa escola bem organizada.
Com o processo de reorganização da rede escolar, o Cunene passou de 859 escolas no ano lectivo 2021/2022 para 334 escolas actuais, destas 257 do primário, 41 complexos, 23 colégios, cinco magistérios, três liceus e igual número de institutos técnicos e dois institutos politécnico.FI/LHE/VIC