Matala - O vice-governador da Huíla para o sector técnico e infra-estrutura da Huíla, Hélio de Almeida, apelou, hoje, terça-feira, na comuna do Capelongo, município da Matala, mais responsabilidade e o envolvimento directo de todos actores do processo educativo, para o alcance de resultados no ano lectivo 2021/2022.
O governante fez este apelo na abertura do presente ano escolar, realçando que a instrução contínua é uma alavanca impulsionadora para o alcance dos objectivos do desenvolvimento sustentável e no contexto actual.
Hélio de Almeida destacou que a crise económica e a Covid-19 afectaram o normal funcionamento das estruturas do Estado no ano lectivo transacto, com evidência para a alteração reiterada no calendário escolar nacional.
Segundo o vice-governador, são problemas que afectaram negativamente os resultados finais do respectivo ano lectivo em todos os níveis do subsistema de ensino não universitário, daí a necessidade dos agentes esforçarem-se mais.
Aproveitamento geral do ano lectivo 2020/2021
O governante apontou que na iniciação, dos 51 mil 778 alunos matriculados, apenas 37 mil, 417 aprovados, concluíram o ano (72%), no ensino primário, dos 435 mil 143 alunos matriculados, 266 mil 532 concluíram (61%).
Já no 1º ciclo do ensino secundário, foram matriculados 119 mil, 524 alunos, dos quais 67 mil 834 terminaram o ano com aproveitamento (57%), enquanto no 2º ciclo do ensino secundário, com 62%, dos 34 mil, 798 alunos matriculados, aprovaram 21 mil 680.
No presente ano lectivo foram matriculados, 551 mil, 119 alunos distribuídos 51 mil na iniciação, 500 mil no ensino primário e 119 no ensino secundário do primeiro ao segundo ciclo, cujo processo será assegurado por mais de 18 mil professores.