ISCED-Huíla "leva" agregação pedagógica a profissionais de saúde e informáticos

     Educação           
  • Huíla     Segunda, 13 Fevereiro De 2023    10h29  
ISCED Huíla
ISCED Huíla
Morais Silva-ANGOP

Lubango - Vinte e dois profissionais das áreas de Saúde e engenheiros informáticos que se dedicam à docência, sem a devida qualificação com métodos de ensino, iniciam a  25  deste mês um curso de agregação pedagógica promovido pelo Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) da Huíla.

O curso surge no âmbito da Revitalização do Ensino Técnico na Formação Profissional (ETFOP), um projecto que visa contribuir para a redução do desemprego, com enfoque entre os jovens.

O objectivo é disponibilizar um capital humano mais capacitado e com maior empregabilidade, facilitando a transição de diplomados do ensino técnico para o mercado de trabalho, tratando-se de um curso de pós-graduação dirigido a profissionais já licenciados, voltados ao ensino.

A formação será ministrada por professores do ISCED-Huíla, em parceria com os docentes do Instituto Politécnico de Setúbal, de Portugal, mas não os confere o grau de mestre, segundo o coordenador-geral dos cursos de agregação pedagógica nas áreas da saúde e informática da instituição, Domingos Ndala.

Em declarações hoje, segunda-feira, à ANGOP, no Lubango, Domingos Ndala realçou que os formandos são profissionais que já exercem a actividade docente, mas que não tem a agregação pedagógica.

De acordo com o responsável, há  necessidade de  agregar valores em termos pedagógicos, didácticos e metodológicos para melhorar a qualidade  nos processos formativos dos  futuros profissionais, já que nas instituições onde  estão  vinculados são direccionados à formação profissional.

Nessa conformidade, explicou, que para  o  ISCED-Huíla foram admitidos  22 candidatos, dos quais 15 da Saúde e sete de Informática, leccionam nos Institutos politécnicos da Humpata, Lubango e nos Institutos Técnicos de Saúde número 1831 do Lubango  e no Instituto Médio  de Saúde Da IESA , número 1260.

Detalhou que em termos de formação, as unidades  curriculares estão organizadas por componentes e são no total quatro, subdivididas em várias unidades curriculares. 

Essas unidades curriculares, segundo a fonte, reservam conteúdos voltados à Língua Portuguesa, expressão oral e escrita, como forma de comunicação no processo docente educativo, entre outros assuntos a economia do desenvolvimento social em Angola, organização de desenvolvimento, a psicologia e outras ciências da educação, didácticas específicas e prática pedagógica supervisionada.

O ISCED-Huíla existe desde 1980 como uma das unidades orgânicas fundamentais da Universidade Agostinho Neto e foi reorganizada em 2009 pelo Decreto nº 7/09 de 12 de Maio, com o redimensionamento da UAN, passando a ser uma instituição de ensino superior autónoma e de âmbito provincial.

Lecciona para licenciatura, os cursos de Educação de Infância, Educação Física, Ensino da Biologia, Física, Geografia, História, Informática Educativa, Língua Francesa, Inglesa e Portuguesa, Matemática e Química para além dos vários outros cursos de mestrado e doutoramento em áreas distintas. BP/MS 





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