Lubango - Vinte e dois profissionais das áreas de Saúde e engenheiros informáticos que se dedicam à docência, sem a devida qualificação com métodos de ensino, iniciam a 25 deste mês um curso de agregação pedagógica promovido pelo Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) da Huíla.
O curso surge no âmbito da Revitalização do Ensino Técnico na Formação Profissional (ETFOP), um projecto que visa contribuir para a redução do desemprego, com enfoque entre os jovens.
O objectivo é disponibilizar um capital humano mais capacitado e com maior empregabilidade, facilitando a transição de diplomados do ensino técnico para o mercado de trabalho, tratando-se de um curso de pós-graduação dirigido a profissionais já licenciados, voltados ao ensino.
A formação será ministrada por professores do ISCED-Huíla, em parceria com os docentes do Instituto Politécnico de Setúbal, de Portugal, mas não os confere o grau de mestre, segundo o coordenador-geral dos cursos de agregação pedagógica nas áreas da saúde e informática da instituição, Domingos Ndala.
Em declarações hoje, segunda-feira, à ANGOP, no Lubango, Domingos Ndala realçou que os formandos são profissionais que já exercem a actividade docente, mas que não tem a agregação pedagógica.
De acordo com o responsável, há necessidade de agregar valores em termos pedagógicos, didácticos e metodológicos para melhorar a qualidade nos processos formativos dos futuros profissionais, já que nas instituições onde estão vinculados são direccionados à formação profissional.
Nessa conformidade, explicou, que para o ISCED-Huíla foram admitidos 22 candidatos, dos quais 15 da Saúde e sete de Informática, leccionam nos Institutos politécnicos da Humpata, Lubango e nos Institutos Técnicos de Saúde número 1831 do Lubango e no Instituto Médio de Saúde Da IESA , número 1260.
Detalhou que em termos de formação, as unidades curriculares estão organizadas por componentes e são no total quatro, subdivididas em várias unidades curriculares.
Essas unidades curriculares, segundo a fonte, reservam conteúdos voltados à Língua Portuguesa, expressão oral e escrita, como forma de comunicação no processo docente educativo, entre outros assuntos a economia do desenvolvimento social em Angola, organização de desenvolvimento, a psicologia e outras ciências da educação, didácticas específicas e prática pedagógica supervisionada.
O ISCED-Huíla existe desde 1980 como uma das unidades orgânicas fundamentais da Universidade Agostinho Neto e foi reorganizada em 2009 pelo Decreto nº 7/09 de 12 de Maio, com o redimensionamento da UAN, passando a ser uma instituição de ensino superior autónoma e de âmbito provincial.
Lecciona para licenciatura, os cursos de Educação de Infância, Educação Física, Ensino da Biologia, Física, Geografia, História, Informática Educativa, Língua Francesa, Inglesa e Portuguesa, Matemática e Química para além dos vários outros cursos de mestrado e doutoramento em áreas distintas. BP/MS