ISPB quer formar cidadãos comprometidos com o país

     Educação           
  • Bié     Segunda, 06 Março De 2023    21h27  
Entrega das chaves na cerimónia de apresentação do Órgão Singular de Gestão do Instituto Superior Politécnico do Bié
Entrega das chaves na cerimónia de apresentação do Órgão Singular de Gestão do Instituto Superior Politécnico do Bié
Leonardo de Castro-ANGOP

Cuito – O Instituto Superior Politécnico do Bié (ISPB) conta desde hoje com uma nova direcção, que ambiciona formar cidadãos comprometidos com o país.

O acto de passagem de pastas entre a antiga direcção e a actual, agora sob presidência do médico veterinário Fernando Maya, ocorreu na noite desta segunda-feira, no pátio da instituição, numa cerimónia orientada pela ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança.

Criada em 2010, com a denominação Escola Superior Politécnica do Bié, afecta à Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), a instituição ascendeu a instituto no ano académico 2021/2022, fruto das reformas implementadas pelo ministério.

A medida, de acordo com Maria do Rosário Bragança, visa tornar a instituição autónoma.

Com cerca de dois mil estudantes matriculados no presente ano académico, o ISPB ministra seis cursos de licenciatura, assegurados por 68 professores,  37 deles expatriados.

Tem 20 salas de aula.

De 54 anos, o actual presidente do Instituto Superior Politécnico do Bié, Fernando Maya, comprometeu-se fazer da instituição um espaço académico de massas, que possa formar cidadãos comprometidos com o país.

Proveniente da Reitoria da Universidade Eduardo dos Santos (UJES), o médico veterinário ambiciona, por outro lado, tornar o instituto mais valorizada em termo de conhecimento.

Entretanto, a governadora em exercício do Bié, Alcida de Jesus Camatele Sandundo, incentivou a nova direcção a trabalhar para elevar o perfil académico dos estudantes, com a produção e publicação de artigos científicos, para dar resposta a qualidade das investigações.

Por isso, solicitou maior atenção para a questão dos laboratórios e bibliotecas, para permitir a realização de pesquisas assente na produção de novos conhecimentos.





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