Ondjiva- Duzentos e 83 novos professores da província do Cunene, apurados no concurso público do sector da Educação de 2021/ 2022, terminaram esta sexta-feira o seminário de formação técnica – pedagógica.
A formação, de 15 dias, abordou três modelos ligados a noções básicas sobre a Legislação da função pública em Angola e do sector da educação, processos pedagógicos e o processo de ensino, aprendizagem e avaliação.
Na ocasião, o director do Gabinete da Educação no Cunene, Domingos de Oliveira, disse que o seminário visou o reforço das habilidades didácticas, pedagógicas e humanas dos professores recém enquadrados, de modo a encararem os desafios da preparação académica dos alunos.
Segundo o responsável, a acção formativa reforça as ferramentas necessárias para garantir aptidão profissional necessária para que os interessados possam desenvolver a sua actividade laboral.
Entretanto, exortou os novos profissionais da educação a primarem pelo patriotismo e à cidadania para que cumpram com espírito de missão as suas tarefas.
“Para uma melhor interacção com os alunos e ministrar bem os conteúdos escolares, o professor deve ser sempre um amigo dos alunos e da comunidade em que estarão inseridos “, disse.
Domingos de Oliveira realçou as políticas do Executivo na materialização de projectos ligados à construção de novas salas de aula, recrutamento de novos professores, bem como a sua capacitação contínua.
Referiu que a nível da província, estão em construção 164 salas de aula para o próximo ano lectivo, bem como 32 complexos residênciais para os quadros da educação e saúde nas áreas rurais.
Apesar destes investimentos, lembrou que o Cunene carece ainda de salas de aula, devendo os admitidos buscar a criatividade e o espírito de sacrifício para transformar a educação ao alcance de todos.
Novos professores entram em funções
A cerimónia de encerramento foi igualmente preenchida com a entrega de guias de colocação dos 283 novos professores.
Trata-se de 68 professores para o município do Cuanhama, 57 no Ombadja, 50 em Namacunde, 43 no Cuvelai, 35 na Cahama e 30 no Curoca, que irão leccionar nos três subsistemas de ensino.
Aconselhou os quadros a pautarem pelo comprometimento com ensino, respeitando os princípios da ética e deontologia profissional.
Com a admissão dos novos profissionais, a província passa a contar com seis mil 492 professores.