Mais de 300 professores iniciam funções no Cunene

     Educação           
  • Cunene     Terça, 15 Novembro De 2022    20h25  
Alunos em sala de aula (arquivo)
Alunos em sala de aula (arquivo)
José Cachiva

Ondjiva – Trezentos e 58 novos professores do ensino primário ao segundo ciclo, entraram em funções nesta terça-feira, na província do Cunene.

Os professores admitidos no Concurso Público da Educação 2021/2022, foram distribuídos pelos municípios do Cuanhama com 125, Cuvelai (95), Ombadja (53), Namacunde (50), Cahama (18) e Curoca (17).

A  província do Cunene conta com seis mil 257 professores, do ensino primário, I e II ciclo, distribuídos em 333 escolas do ensino primário, primeiro ciclo do ensino médio.

A informação foi prestada à ANGOP, pelo director da Educação no Cunene, Domingos de Oliveira, realçando que o reforço de novos professores é mais uma valia para o ensino e aprendizagem na região.

Fez saber que tiveram esta oportunidade os que tinham notas positivas,  que por insuficiência de vagas, não foram admitidos na primeira fase do concurso, visto que na altura para a província só havia 283 vagas.

Explicou que para o II ciclo, foram seleccionados 28 professores,   licenciados em Arquitectura, Engenharia Informática, Matemática, Física e Química, disciplinas em que o Cunene tem muita necessidade.

Domingos de Oliveira lembrou que 52 mil 114 crianças encontram-se fora do sistema de ensino no Cunene, daí a necessidade de 134 novas escolas, bem como cinco mil professores, nos próximos dois anos.

A segunda fase de admissão de novos professores, surge na sequência das 15 mil vagas, definidas para o concurso público, pelo Ministério da Educação, sendo sete mil 500 em 2021, e a outra metade em 2022.

No presente ano lectivo, a província do Cunene tem 200 mil alunos, em 333 escolas do primeiro ciclo do ensino médio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 





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