Curoca – Seiscentos alunos do I ciclo do ensino secundário (7ª, 8ª e 9ª classe), no município do Curoca, província do Cunene, ganharam bolsas de estudos locais, com vista a minimizar as dificuldades na aquisição de materiais escolares.
A iniciativa, com duração de dois anos, enquadra-se no Projecto de Empoderamento das Raparigas e Aprendizagem para Todos (PAT II), do Ministério da Educação, e é financiado pelo Banco Mundial, num valor global de 250 milhões de dólares.
Em termos de valores, cada aluno receberá anualmente, um bónus de matrícula de 35 mil kwanzas, e no caso das meninas que tiverem sucesso escolar até ao fim do ano lectivo, receberão outros 35 mil, que totalizam 70 mil.
A informação foi prestada hoje, quarta-feira, pelo director municipal da Educação no Curoca, Evaristo Taciano, realçando que esta bolsa é paga no início do segundo trimestre.
Disse que, do estudo feito, as meninas são as que mais abandonam os estudos por várias razões e, por isso, para se sentirem motivadas a permanecerem nas aulas, aquelas que obtiverem bom aproveitamento escolar receberão um bónus de 35 mil.
Por seu turno, o administrador municipal do Curoca, Domingos Taby, solicitou aos pais e encarregado de educação das alunas beneficiárias, no sentido de aplicarem os valores apenas para as despesas escolares.
Domingos Taby destacou a importância desta iniciativa do Executivo, visto que os valores disponibilizados ajudarão a suprirem as dificuldades que as famílias encontram para aquisição dos materiais escolares.
Durante o exercício lectivo de 2023/2024 foram matriculados no Curoca nove mil e 920 alunos, destes quatro mil 461 no pré-escolar, quatro mil e 546 no ensino primário, 670 do I ciclo e 243 alunos do ensino secundário, assegurados por 390 professores.
Com uma superfície de sete mil e 998 quilómetros quadrados, o município do Curoca conta com 56 mil habitantes.
O Programa de Bolsas de Estudo, cuja apresentação oficial aconteceu em Outubro de 2022, prevê beneficiar em todo país, 900 mil alunos do I° Ciclo do Ensino Secundário Público e Público-Privado, em especial atenção às raparigas. PEM/LHE/ART