MED analisa proposta de recuperação de atraso escolar

     Educação           
  • Luanda     Quinta, 20 Maio De 2021    13h24  
Crianças em sala de aula (Arquivo)
Crianças em sala de aula (Arquivo)
ROSÁRIO DOS SANTOS

Luanda – A discussão de uma Proposta de Recuperação de Atraso Escolar no Ensino Regular é um dos temas em destaque no III Conselho Consultivo do Ministério da Educação, que decorre desde hoje, sob o lema “Professores liderando e promovendo mudanças em tempo de crise”.

Segundo a ministra da Educação, Luísa Grilo, pretende-se encontrar estratégias e medidas que levem à recuperação do tempo de aprendizagem perdido enquanto as escolas estiveram encerradas, por causa dos riscos da Covid-19.

Ao proceder a abertura do evento, a governante ponderou a possibilidade de o Governo adoptar um tempo lectivo mais curto, a fim de se corrigir a desfasagem idade/classe e o fluxo de alunos no circuito escolar, uma das consequências da pandemia.

A proposta, disse, não deve ser confundida com o Plano de Educação de Jovens e Adultos, também de relevante importância, mas que atende jovens a partir dos 15 anos, que não tenham tido acesso ao ensino na idade e tempo certos, e/ou por razões diversas abandonaram a escola.

A ministra referiu-se, igualmente, à reflexão sobre o Plano Nacional de Leitura, que tem em vista facilitar o acesso à consulta bibliográfica, promovendo o gosto e o hábito pela leitura e escrita dos alunos e da comunidade escolar, em geral.

"Sabemos da importância da leitura para as crianças em idade escolar, já que o défice ou a falta dela interfere na aprendizagem ao colocar dificuldades no entendimento e compreensão das diversas disciplinas do currículo", referiu.

Reconheceu serem múltiplos os benefícios da leitura para os alunos, uma vez que por ela se adquire maior domínio da linguagem, a criatividade e uma maior concentração, habilidades indispensáveis para uma aprendizagem de qualidade.

Fez saber que o programa de trabalho do Conselho Consultivo apresenta um conjunto de temas, que deverão merecer a análise e reflexão de todos, na expectativa de constituírem instrumentos de trabalho e meios através dos quais se poderá melhorar a resposta e eficácia educativa.

Lembrou que o lema escolhido difere dos demais já realizados, pelo facto de ocorrer num contexto em que o país e o mundo se reconfiguram e definem novas formas de abordagem da economia, das finanças, da cultura e educação, que na generalidade mantém e garante a vida e a sustentabilidade das sociedades.

A pandemia da Covid-19 causou desajustes extraordinários nos planos e programas gizados nas diferentes áreas sociais, aos quais a educação não escapou, com todas as consequências na organização e gestão dos processos de educação e ensino e rotina escolar dos alunos e professores.

Durante o acto, foi prestada homenagem ao professor Adão Nguzo Nhanga, da província de Malanje, falecido, recentemente, quando se deslocava de casa para o serviço para mais uma missão docente.

A ministra augurou que o Conselho Consultivo, com termino marcado para sexta-feira, possa constituir-se num espaço de debate interessado e consciente dos programas, projectos e acções do sector, suscitado pelos temas em agenda e que no final do mesmo apontem os melhores caminhos de os implementar.





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