Ondjiva - Quarenta e sete gestores e professores das escolas primárias do I ciclo dos seis municípios da província do Cunene participam, desde hoje, segunda-feira, numa acção formativa sobre metodologias de ensino das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
Acção formativa com duração de cinco dias, decorre no âmbito do projecto Aprendizagem para Todos (PAT) e visa ampliar os conhecimentos dos professores, que serão instrutores nos seus municípios.
Na abertura, o coordenador do PAT no Cunene, Pelágio Silikuvamwe, disse que o seminário visa reforçar as competências dos formadores, directores, professores, pais e encarregados de educação nas Zonas de Influência Pedagógicas (Zip’s).
De acordo com o coordenador, a intenção é dotar os professores de técnicas e fórmulas de trabalho, para um bom desempenho na actividade docente, no âmbito da expansão da segunda fase do PAT, com início previsto para 2022.
Disse que durante a formação, os professores vão estudar as “Acções de literacia e numerâcia”, “cálculos infinitesimais e probabilidades estatísticas” e “metodologias de ensino da Língua Portuguesa e Matemática.
Acrescentou que, das seis Zonas de Influência Pedagógica (ZIP) existentes na província, apenas 42 escolas primárias foram abrangidas, pretendendo-se expandir o programa em todas escolas primárias e I ciclo.
Para tal, está em curso o trabalho de mapeamento, caracterização e consolidação das zips para que se possa expandir no ensino primário e secundário.
Na abertura da acção formativa, o director do gabinete da Educação, Domingos de Oliveira, disse que o actual sistema de ensino e aprendizagem requer boa formação técnica e perícia, com vista a melhoria da qualidade de ensino no país.
Domingos de Oliveira reconheceu haver carência de professores formados em ciências exactas e encorajou os formandos no sentido de aproveitarem da melhor forma possível os conhecimentos a serem ministrados para o fortalecimento do ensino e aprendizagem.
A província do Cunene possui 868 escolas, sendo 792 do ensino primário, 56 do primeiro ciclo e 20 do II ciclo.
Duzentos e 35 mil 107 alunos estão matriculados no ano lectivo/2021, com as aulas a serem ministradas por seis mil 298 professores.