Luanda – Os ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP aprovaram, esta quarta-feira, o Plano Estratégico de Cooperação Multilateral 2022-2026 e o Plano de Acção de Cooperação Multilateral 2022-2023.
O plano estratégico se consubstancia numa análise essencial para a reflexão da organização sobre os pontos fortes e suas debilidades, para o autoconhecimento e a melhoria contínua.
Segundo a declaração final da IX reunião, os ministros aprovaram também o relatório do grau de cumprimento do Plano de Acção de Cooperação Multilateral no Domínio da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP (2014-2020).
Os ministros reiteraram ainda a necessidade se assumir um papel mais activo na mobilização de meios financeiros indispensáveis para a concretização das actividades, bem como incrementar os esforços atinentes à edificação de “espaços” do ensino superior, de ciência, tecnologia e de inovação da CPLP, em linha com a Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, para a capacitação de recursos humanos em ciência, tecnologia e inovação.
Entre as decisões saídas do encontro, consta ainda a orientação para se impulsionar a criação e articulação de redes da CPLP de investigação, ciência, tecnologia, inovação e mobilidade de investigadores docentes, estudantes e quadros técnicos.
Os ministros reconheceram que o ensino superior e a investigação científica desempenham um papel preponderante na formação de “capital humano” e na criação de capacidades tecnológicas que em muito contribuem para a erradicação da pobreza e, consequentemente, para o desenvolvimento sustentável.
Para os ministros, o contexto pandémico imposto pela Covid-19 representa um desafio para a ciência, tecnologia e ensino superior nos Estados membros, revelando a necessidade de identificação de iniciativas que promovam a actuação conjunta no plano da cooperação multilateral da CPLP.
Reiteram o compromisso de fortalecer a cooperação multilateral em ciência, tecnologia e ensino superior, para a promoção do desenvolvimento, por meio da capacitação científica e tecnológica das instituições, pesquisadores e estudantes do ensino superior dos Estados membros da CPLP.
Os Estados membros reafirmam que os investimentos em ciência, tecnologia e ensino superior são fundamentais para a formação de recursos humanos qualificados que contribuirão para o uso sustentável dos recursos naturais, o crescimento económico e o desenvolvimento social com vista à melhoria das condições de vida e do bem-estar dos cidadãos.
Na declaração final reiteram também a necessidade de se ampliar o conhecimento científico por meio de intercâmbio de conteúdos na língua portuguesa, como indutor da aproximação entre os Estados membros.
Para os responsáveis, os desafios globais e socioeconómicos iminentes exigem soluções sustentáveis e inovadoras e, como tal, requerem um esforço científico eficiente, transparente e inclusivo, que envolva toda a sociedade.
A IX reunião de ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) serviu para se avaliar o grau de implementação do Plano Estratégico de Cooperação Multilateral para o período 2014 e 2020, projectos e programas de cooperação multilateral intracomunitária e extracomunitária no domínio da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP e a cooperação entre esta comunidade e as organizações internacionais, entre outros.