Moçâmedes - O ano lectivo 2020/2021 na província do Namibe foi positivo, tendo em conta a taxa de 80 por cento de aproveitamento escolar, considerou, hoje, o director do Gabinete Provincial da Educação e Juventude e Desportos, Valério Arcanjo.
Apesar dos inúmeros sacrifícios e desafios impostos pela Covid-19, o nível de aproveitamento superou o do ano lectivo anterior, que se cifrou em 76 por cento.
Dos 138 mil 560 alunos matriculados nos vários subsistemas de ensino, 89 mil 892 aprovaram de classe, sendo que a taxa de reprovação fixou-se em 19 por cento.
Segundo o responsável, as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa são as que os alunos mostram mais debilidades, verificando-se maior número de notas baixas.
Por isso, disse que para o próximo ano lectivo o sector prevê implementar um programa específico de cálculo e leitura, que deverá contar com a ajuda dos pais.
Abandono escolar
Valério Arcanjo lamentou o facto de 26 mil 266 crianças terem desistido das aulas, algumas devido a fome, provocada pela seca, outras por causa da distância entre as zonas de residências e a escolas.
Deste número de abandono, detalhou que o município do Virei é o mais critico com 12 mil 232 crianças, Moçâmedes 13 mil 38, Bibala seis mil 261, Tômbwa dois mil 937 e Camucuio dois mil 807.
Por isso, defendeu a implementação permanente do programa de merenda escolar, sobretudo naquelas escolas do interior da província, onde os pais não conseguem dar uma refeição diária ao seu educando.
“Com a merenda a criança é motivada a ir a escola todos os dias. Quando há fome ninguém consegue estudar e o futuro dos petizes fica comprometido”, lamentou.
PIIM oferece mais salas de aulas
A implementação do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) está a permitir a construção de 128 novas salas de aulas e a reabilitação de outras 50 a nível dos cinco municípios da província, sendo que oito projectos já foram inaugurados e entregues as comunidades.
De acordo com o director do Gabinete de Educação, com estas escolas, dez mil e 947 novos alunos entram no sistema de ensino, ficando de fora apenas três mil e 60 crianças.
Porém, garantiu que na província, onde o sector da Educação conta com 195 escolas e cinco mil 850 professores, estão criadas as condições para o arranque do ano lectivo 2021/2022.
Assegurou a existência de stock de meios didacticos suficientes para o próximo ano lectivo, que arranca no mês de Setembro, com excepção dos manuais de Língua Portuguesa e Matemática.
Em relação aos meios de biossegurança, tendo em conta a pandemia da Covid-19, reafirmou que as escolas já começaram a ser reabastecidas com algum material desde Junho.