Menongue – Duzentos e sessenta e seis novos professores admitidos no último concurso público de ingresso externo, no sector da educação, na província do Cuando Cubango, sendo 204 do 13º grau e 32 do 6º, receberam hoje, sexta-feira, as suas guias de marcha para início de funções.
Ao discursar na cerimónia oficial, decorrida no anfiteatro do governo provincial, a vice-governadora para os sectores político, social e económico, Helena Chimena, informou que o acto foi precedido pela realização de um seminário e simboliza o culminar de todo o procedimento administrativo, jurídico-legal, para o concurso que contou com mais de oito mil concorrentes.
Solicitou aos professores espírito de missão e boa fé no exercício das suas responsabilidades nas mais variadas localidades, tendo lembrado que o processo de ensino e aprendizagem exige, de forma permanente, o reforço e o incremento dos novos professores, para a gestão do processo normal da transição quer de professores quer de alunos.
Neste sentido, prosseguiu, o Executivo tem cumprido com este papel crucial, natural e dinâmico das sociedades no que concerne à educação e formação, por constituir a alavanca assertiva para o desenvolvimento de qualquer sociedade.
Assegurou que o seminário, que teve a duração de dez dias, entre 10 e 18 do corrente mês e ano, visou, essencialmente, a actualização, aperfeiçoamento e aquisição de novos conhecimentos, habilidades e competências necessárias para a prática docente.
Sublinhou que o processo formativo para os professores deve ser contínuo e pode ser realizado em diversas formas, como cursos intensivos ou de curta duração, palestras, oficinas de treinamento ou qualquer outro sistema que sirva para actualizar os professores sobre as metodologias mais adequadas.
Afirmou que com a formação e capacitação contínua o professor tem acesso ao que há de mais novo na área de actuação em didáctica e metodologia de ensino, agregando mais suporte e conteúdo para oferecer aos alunos.
Na sua intervenção, o director do gabinete provincial da educação do Cuando Cubango, Inácio José Samba, disse estar salvaguardada a integração profissional dos novos professores do ensino primário, primeiro e segundo ciclo, por meio de um conjunto de abordagens metodológicas prévias, realizadas por meio do seminário que teve como prelectores professores com elevado grau de experiência nas mais variadas áreas.
Referiu terem sido transmitidas matérias conducentes ao reforço das competências científicas, metodológicas e avaliativas do serviço das aprendizagens, bem como estratégias de inclusão, assentes no princípio da diferenciação pedagógica para melhor servir o sistema de educação e ensino.
Com a entrada em cena dos novos professores admitidos, o sector da educação no Cuando Cubango passa a controlar um efectivo de seis mil 758 professores, distribuídos nos nove municípios da província.
São controladas, actualmente, um universo de mil salas de aula, onde frequentam 164 mil 634 alunos, matriculados em distintos subsistemas de ensino.
A província do Cuando Cubango é a segunda maior do país, com uma extensão territorial de mais de 199 mil quilómetros quadrados e uma população estimada em mais de 700 mil habitantes, distribuídos em nove municípios, nomeadamente Calai, Cuangar, Cuchi, Cuito Cuanavale, Dirico, Mavinga, Menongue, Nancova e Rivungo. MSM/FF/PLB